fevereiro 4, 2026 15:46

RR: Cassado pelo TRE por compra de votos, Eder Lourinho ainda ‘sonha’ com a reeleição

RoraimaMesmo cassado desde novembro do ano passado por compra de votos na eleição de 2018, o deputado estadual Eder Lourinho (PSD), que está no primeiro mandato, ainda não perdeu as esperanças de tentar se reeleger no pleito deste ano.

Conforme apurado pelo O Poder junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), o parlamentar já recorreu da decisão que o cassou e o caso deve ser apreciado em breve pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto isso, Lourinho segue com o mandato e em pré-campanha, participando de reuniões com lideranças e viajando ao interior do Estado em busca de votos.

Compra de voto

De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), o crime de compra de votos ocorreu em 6 de outubro de 2018, véspera da votação, em Caracaraí, a 140 quilômetros de Boa Vista. Durante rondas no município, equipes de fiscalização encontraram uma caminhonete, modelo Amarok, em frente a uma casa, no bairro da Prainha, com várias pessoas em uma reunião.

Ao vistoriarem o veículo, os fiscais encontraram uma grande quantidade de material de campanha, incluindo do então candidato Eder Lourinho. O proprietário do veículo informou não saber o que transportava.

No entanto, no porta-luvas da caminhonete estavam duas folhas com nomes anotados, além de uma em branco com campos para colocar “coordenadores e militantes”, e colunas para anotar possíveis eleitores, zonas e seção eleitoral. Uma das anotações dizia “20 pessoas R$ 100”; outra relatava que seriam R$ 1 mil para uma mulher identificada apenas como Luíza.

Sem contato

O Poder tentou contato com Lourinho, mas não obteve sucesso até a publicação da matéria.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!