fevereiro 22, 2026 01:07

Após Guedes faltar audiência, deputado do AM pede que ministro seja convocado

O ministro da Economia não compareceu à Audiência marcada para hoje (1º), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal, tendo como um dos autores o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM). Agora, ele deverá ser convocado, com novo requerimento apresentado hoje à Comissão.

“Estou indignado com a ausência do ministro. Um claro desrespeito à Câmara Federal, à Comissão de Indústria e Comércio e um descaso à Zona Franca de Manaus e ao país. Ele fugiu do debate e, ainda por cima, mentiu na nota que enviou para esta Comissão, por meio da Assessoria Especial de Relações Institucionais, dizendo que a liminar concedida pelo STF suspendeu a redução de IPI para todo o país. Isso não é verdade. A Ação no Supremo é somente para proteger os produtos fabricados em Manaus. Por isso, vamos convocá-lo, porque deve explicações à população”, declarou Zé Ricardo.

Na agenda oficial de ontem não constava sua presença na Audiência, um claro desrespeito ao acordo de convite, previamente aceito por ele e pela vice-liderança de Bolsonaro na Câmara. “Foi tudo de forma premeditada. O ministro é inimigo do Amazonas. Continuaremos em constante defesa da Zona Franca, dos empregos, da economia do Estado, da UEA e do meio ambiente”.

A intenção da Audiência é que o ministro preste esclarecimentos à Comissão sobre os últimos decretos do Governo Federal que reduziram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para todo o país, bem como o que zerou essas alíquotas ao Polo de Concentrados, e que afetam diretamente as vantagens comparativas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus.

Leia o documento na íntegra aqui

 

 

Da redação O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!