O ministro da Economia não compareceu à Audiência marcada para hoje (1º), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal, tendo como um dos autores o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM). Agora, ele deverá ser convocado, com novo requerimento apresentado hoje à Comissão.
“Estou indignado com a ausência do ministro. Um claro desrespeito à Câmara Federal, à Comissão de Indústria e Comércio e um descaso à Zona Franca de Manaus e ao país. Ele fugiu do debate e, ainda por cima, mentiu na nota que enviou para esta Comissão, por meio da Assessoria Especial de Relações Institucionais, dizendo que a liminar concedida pelo STF suspendeu a redução de IPI para todo o país. Isso não é verdade. A Ação no Supremo é somente para proteger os produtos fabricados em Manaus. Por isso, vamos convocá-lo, porque deve explicações à população”, declarou Zé Ricardo.
Na agenda oficial de ontem não constava sua presença na Audiência, um claro desrespeito ao acordo de convite, previamente aceito por ele e pela vice-liderança de Bolsonaro na Câmara. “Foi tudo de forma premeditada. O ministro é inimigo do Amazonas. Continuaremos em constante defesa da Zona Franca, dos empregos, da economia do Estado, da UEA e do meio ambiente”.
A intenção da Audiência é que o ministro preste esclarecimentos à Comissão sobre os últimos decretos do Governo Federal que reduziram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para todo o país, bem como o que zerou essas alíquotas ao Polo de Concentrados, e que afetam diretamente as vantagens comparativas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus.
Leia o documento na íntegra aqui.
Da redação O Poder
Foto: Divulgação