fevereiro 22, 2026 04:51

Aleam recebe Mensagem Governamental que cria Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente

Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vão avaliar a Mensagem Governamental nº 45/2022, enviada pelo governador Wilson Lima (União Brasil), referente ao Projeto de Lei nº 284/2022, que cria o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente, vítimas ou testemunhas de violência, e o Conselho Gestor. A matéria foi indicada pela deputada Nejmi Aziz (PSD) e recebida na segunda-feira, 13, no Parlamento Estadual.

O objetivo é proporcionar atenção e atendimento integrais e interinstitucionais às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O centro será composto por equipes multidisciplinares especializadas.

A matéria determina, ainda, que o Conselho Gestor será composto pelos responsáveis pela prestação dos serviços. São funções do Conselho Gestor:

I – realizar o planejamento estratégico das ações do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente, vítimas ou testemunhas de violência de que trata esta Lei;

II – analisar, em reuniões periódicas, os indicadores e dados estatísticos decorrentes da aplicação desta Lei, que possibilitem a formulação de políticas públicas aptas a efetivar o sistema e a política de garantia de direitos da criança e do adolescente, vítimas ou testemunhas de violência de que tratam os artigos 1.º e 2.º, parágrafo único, da Lei Federal n.º 13.431, de 04 de abril de 2017;

III – promover, periodicamente, as campanhas de conscientização de que trata o § 4.º do artigo 2.º desta Lei. Art. 4.º O Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente será vinculado à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC.

Em trecho da mensagem governamental, o governador Wilson Lima (União Brasil) afirma que “a matéria foi submetida à Delegacia Geral da Polícia Civil e à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que se manifestaram favoravelmente à proposição, tendo o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) elaborado projeto destinado à implantação do referido centro, elaborado por comissão específica, com o apoio técnico da Polícia Civil do Estado do Amazonas”.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!