Aproximadamente 500 pessoas participaram de uma caminhada em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A ação foi realizada na avenida Grande Circular, Zona Leste de Manaus, na manhã desta quarta-feira (15).
De acordo com o coordenador do departamento de cultura da Associação de Cidadania e Cultura dos bairros da Zona Leste, Camilo Assunção, 79, o evento de hoje é importante. “Os idosos ainda precisam de muitas melhorias, principalmente, no que diz respeito à prioridade. Agências lotéricas, por exemplo, não devem ter guichê específico para idosos. Isso está errado. O Estatuto do Idoso diz que o atendimento ao idoso é imediato e individualizado, ou seja, o idoso não precisa entrar em fila”, explicou.
Assunção informou, ainda, que todos os assentos do transporte coletivo são prioritários. “A sociedade deve se conscientizar. Os jovens precisam aprender o Estatuto do Idoso. Infelizmente, ainda há muita violência”, destacou.
Na avaliação do coordenador, o poder público também deve agir no combate à violência ao fazer políticas públicas, como a criação de um Centro de Convivência para o Idoso na Zona Leste. Conforme o Estatuto do Idoso, o governo do Estado é responsável pelo bom envelhecimento da pessoa idosa.
“Precisamos de apoio do poder público e conscientização da sociedade para defender os idosos e combater a violência”, ressaltou Assunção.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação