fevereiro 22, 2026 03:16

Com taxa Selic em 13,25%, Brasil mantém liderança em ranking de maiores juros reais

O Brasil manteve a liderança do ranking de maiores juros reais dentre as principais economias do mundo, com a taxa básica do país, a Selic, atingindo 13,25% ao ano. O levantamento, feito pela Infinity Asset, leva em conta os juros de 40 países.

O país voltou ao primeiro lugar na lista após a reunião de maio, quando a taxa chegou a 12,75% ao ano após uma elevação de 1 ponto percentual. Em abril, a Rússia estava na liderança, mas banco central do país realizou novas reuniões com cortes na taxa de juros nominal, hoje em 9,5%.

O “top 5” é formado ainda pelo México, a Indonésia, Colômbia e o Chile.

Segundo o levantamento, a taxa de juros real do Brasil, calculada pela subtração da taxa de juros nominal pela projeção de inflação para os próximos 12 meses, é de 8,10%, ante 6,69% em maio.

Considerando apenas a taxa de juros nominal, definida pelos bancos centrais, o Brasil foi do quarto para o terceiro lugar, atrás da Argentina (cujos juros subiram de 47% para 49%) e Turquia (cujos juros se mantiveram em 14%) e à frente da Rússia (com juros caindo de 14% para 9,5%)

Após a alta de juros anunciada na quarta-feira (4), os Estados Unidos subiram tanto no ranking de juros reais, indo da 30ª posição para a 25ª, quanto nominais, passando da 21ª posição para a 20ª.

Os menores juros nominais são da Dinamarca (-0,60%), Suíça (-0,25%) e Japão (-0,10%), enquanto os menores juros reais são da Argentina (-14,16%), Holanda (-6,64%) e Bélgica (-6,59%).

 

 

Com informações da CNN Brasil

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!