setembro 8, 2025 14:49

Projeto aprovado na Aleam proíbe Amazonas Energia de instalar novos medidores

A Amazonas Energia está proibida de voltar a instalar os novos medidores aéreos em Manaus, conforme decisão unânime dos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Projeto de Lei nº 267/2022, que dispõe sobre proibição das concessionárias e permissionárias do serviço de fornecimento de energia elétrica e água de instalar medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC) ou Sistema Remoto Similar, foi aprovado nesta quarta-feira, 22.

De acordo com a matéria, o descumprimento da Lei pode resultar em multa de R$ 42,4 mil para as concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia. O valor será revertido ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. A matéria é de autoria dos deputados Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV) e Fausto Júnior (União Brasil).

O Projeto de Lei determina, ainda, que caberá ao Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), a fiscalização para o cumprimento das disposições e a aplicação de penalidade de multa prevista no artigo 3º da Lei, respeitando sempre o princípio do contraditório e ampla defesa no procedimento administrativo.

“Há oito meses, quando apresentamos o pedido da CPI da Amazonas Energia, é porque presenciamos que, em plena pandemia, essa empresa estava cortando a energia mesmo sendo ilegal. Quem pode dar um laudo se tem ou não desvio de energia é o Ipem. Foi na CPI que um dos donos da Amazonas Energia falou que, onde ele mora, no Jardim das Américas, 35% do condomínio tem furto de energia. Mas se esses medidores são tão eficazes, por que a instalação não começou por lá? Foram para o Parque Dez para amedrontar a população, Cidade Nova, Alvorada, Compensa e Centro”, alfinetou.

Outras aprovações

Durante a votação, ainda foi aprovado pelos parlamentares o Projeto de Lei nº 284/2022, oriundo da Mensagem Governamental nº 45/2022, que cria o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente, vítimas ou testemunhas de violência no Amazonas e o seu Conselho Gestor.

Também foi votado o PL nº 453/2021, de autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), que institui a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), entre outros.

No total, foram votadas 27 matérias entre Projetos de Lei e mensagem governamental que serão enviados ao governador Wilson Lima (União Brasil) para serem sancionadas e virarem leis.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!