O ex-presidente Lula (PT) afirma que não descarta a possibilidade de visitar o Vale do Javari, localizado nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do Amazonas, e aldeias indígenas quando cumprir agenda na capital amazonense. A afirmativa foi feita durante entrevista ao Studio Difusora FM, nesta quinta-feira, 23.
O ex-presidente direcionou duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Em vez de motociata, deveria auxiliar, apoiar ou até visitar a família do indigenista Bruno Pereira ou o jornalista britânico Dom Phillips”, disse Lula.
O petista também afirmou que Bolsonaro não tem responsabilidade como presidente, que não conversa com governadores e agentes políticos. “Bolsonaro só sabe andar de jet-ski”, disparou.
O ex-presidente informou que terá uma reunião com todos os governadores do PT para entender as políticas nas fronteiras. “É preciso saber o papel o Exército nas Fronteiras, assim como é preciso entender o papel da Polícia Federal (PF). Não podemos deixar de descartar possibilidade de fazer concurso público para a PF”, disse Lula.
Estrada
Sobre a BR-319, Lula disse que já teve muita dor de cabeça e afirmou que sempre foi favorável à apresentação de um projeto de plano ambiental para que a estrada seja concluída e desenvolva a região. “O que não se pode é ficar impedido o desenvolvimento de diversas regiões, como é o caso do Amazonas”, disse o ex-presidente.
Segundo o presidente, tanto o Amazonas como o governo federal devem ter a responsabilidade para o desenvolvimento e construção do Estado com a preservação das terras indígenas e do meio ambiente.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação