Roraima – Nesta quinta-feira, 23, o prefeito do município de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), ganhou destaque nacional em matéria do Valor Econômico sobre a acusação de liderar um esquema de desvio de verbas públicas recebidas do Ministério da Educação (MEC).
A reportagem destaca que a denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em maio deste ano e o juiz federal Saulo Bahia, relator do caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) levantou sigilo do caso no início deste mês.
Conforme o órgão ministerial, as investigações apontam que Joner direcionava licitações para beneficiar empresas de propriedade da família dele, além de praticar superfaturamento de preços e, também, de não entregar bens e serviços contratados.
O recurso público era oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na última quarta-feira, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro chegou a ser preso, mas . O ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, que apura tráfico de influência e corrupção na liberação dos recursos.
O processo contra Chagas não tem relação com a operação deflagrada nesta quarta-feira contra Ribeiro.
O Ministério Público Federal detalha fraudes relacionadas ao custeio de transporte escolar, material didático e itens de higiene e limpeza para a rede pública de educação no município de Bonfim. Conforme a reportagem, pelo menos R$ 247,6 mil teriam sido retirados dessas áreas para proveito particular do prefeito.
Perseguição política
Da redação O Poder
Foto: Divulgação