outubro 8, 2024 11:32

RR: Joner Chagas, prefeito de Bonfim, é acusado de liderar esquema de desvio de verbas do MEC

Roraima – Nesta quinta-feira, 23, o prefeito do município de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), ganhou destaque nacional em matéria do Valor Econômico sobre a acusação de liderar um esquema de desvio de verbas públicas recebidas do Ministério da Educação (MEC).

A reportagem destaca que a denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em maio deste ano e o juiz federal Saulo Bahia, relator do caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) levantou sigilo do caso no início deste mês.

Conforme o órgão ministerial, as investigações apontam que Joner direcionava licitações para beneficiar empresas de propriedade da família dele, além de praticar superfaturamento de preços e, também, de não entregar bens e serviços contratados.

O recurso público era oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na última quarta-feira, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro chegou a ser preso, mas . O ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, que apura tráfico de influência e corrupção na liberação dos recursos.

O processo contra Chagas não tem relação com a operação deflagrada nesta quarta-feira contra Ribeiro.

O Ministério Público Federal detalha fraudes relacionadas ao custeio de transporte escolar, material didático e itens de higiene e limpeza para a rede pública de educação no município de Bonfim. Conforme a reportagem, pelo menos R$ 247,6 mil teriam sido retirados dessas áreas para proveito particular do prefeito.

Perseguição política

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bonfim afirmou que Joner Chagas é vítima de uma perseguição política, que resultou nessa denúncia infundada.  E que todos os seus atos são pautados na transparência e no zelo com os recursos públicos.
“Essa denúncia foi feita por um ex-vereador que teve o mandato cassado por fraude previdenciária cometida contra idosos. Desde então, tem dedicado o seu tempo ocioso a protocolar denúncias mentirosas contra o prefeito”, sustenta.
Por fim, informa que Joner Chagas aguarda com tranquilidade o resultado da investigação, pois confia no judiciário.

 

Da redação O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Amazonas deverá aumentar bancada na Câmara Federal, assim como na Aleam

Logo após o encerramento do primeiro turno das eleições municipais de 2024, vereadores eleitos e os que não tiveram...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!