Roraima – Aliado do governador Antonio Denarium (PP), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), Soldado Sampaio (Republicanos), anunciou na manhã dessa terça-feira, 5, a redução das sessões da Casa Legislativa. A partir de agosto, logo após o recesso parlamentar, será realizada apenas uma sessão plenária por semana.
Sampaio não explicou os motivos desta medida, mas ela ocorre exatamente no período que os deputados, que são pré-candidatos à reeleição, devem intensificar ações de campanha e devem deixar ‘de lado’ os trabalhos na Casa Legislativa.
Atualmente, deveriam ser realizadas três sessões por semana. Contudo, ao longo do primeiro semestre de 2022 muitas sessões foram canceladas por falta de quórum. Inclusive, no final de junho, foram realizadas sessões extraordinárias para aprovar, sem a presença da população e de portas fechadas, pedidos do governador de Roraima.
No dia 21 de junho, por exemplo, os deputados aprovaram, em sessão ‘secreta’, a prorrogação de funcionamento da Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis), criada especialmente para a primeira-dama, Simone Denarium.
Com a maioria dos deputados compondo a base governista, o Projeto de Lei (PL) nº 298/22, que trata da prorrogação da pasta por mais um ano, recebeu 16 votos favoráveis. O projeto, que beneficia diretamente a esposa do governador Denarium, é de autoria do Executivo Estadual.
Embora tenha sido aprovada a prorrogação nesta semana, a pasta ainda teria três meses de vigência, ou seja, até o mês de setembro. No ano passado quando foi criada, a informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOE).
Os deputados entraram em recesso nessa terça-feira, 5, e voltam aos trabalhos no dia 2 de agosto. As sessões plenárias serão realizadas às terças-feiras, de 2 de agosto a 27 de outubro, podendo durar todo o dia.
Da redação O Poder
Foto: Divulgação