setembro 9, 2025 02:15

Rede aciona o STF para ‘derrubar’ lei pró-garimpo sancionada pelo governador de RR

Roraima – O partido Rede Sustentabilidade ingressou nessa quinta-feira, 7, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a suspensão dos efeitos da Lei nº 1.701, sancionada pelo governador Antonio Denarium (PP), na última terça-feira, 5.

A lei, considerada polêmica, dispõe sobre a proibição aos órgãos ambientais de fiscalização e à Polícia Militar do Estado de Roraima de destruir ou inutilizar bens particulares apreendidos nas operações/fiscalizações ambientais no Estado e dá outras providências.

Além disso, a lei proíbe os órgãos de fiscalização do Estado acompanharem órgãos federais em ações de destruição e inutilização/inviabilização de bens particulares apreendidos em operações e fiscalizações ambientais no âmbito do Estado de Roraima.

Antes da sanção, o Projeto de Lei nº 233/2022, proposto pelo deputado estadual George Melo (Podemos), aliado de Denarium, foi aprovado no dia 27 de junho, por unanimidade, em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O Rede Sustentabilidade, partido da deputada federal Joenia Wapichana, eleita com a bandeira de defender os povos indígenas de Roraima, argumenta na ADI que a lei é inconstitucional por afrontar vários artigos da Constituição Federal.

“Art. 23, I, III, VI e VII (competência comum dos entes federados para conservar o patrimônio público, a proteção de paisagens naturais notáveis e do meio ambiente e a preservação das florestas, da fauna e da flora); Art. 24, VI, VII e VIII, e § 1º (competência da União para estabelecer normas gerais de proteção ao meio ambiente e ao patrimônio paisagístico e responsabilidade por danos ao meio ambiente)”, cita trecho do documento.

A sigla destaca, ainda, que a sanção do governador Antonio Denarium ocorreu sem a manifestação prévia da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre a inconstitucionalidade ou não do texto da lei.

Inconstitucional

Usando argumentos semelhantes aos apresentados pelo partido Rede, o Ministério Público Federal (MPF), afirmou, por meio de nota, que lei sancionada por Denarium é inconstitucional na medida em que tenta esvaziar instrumentos de fiscalização ambiental previstos em legislação federal.

Segundo o MPF, a Lei 9.605/1998 e o Decreto 6.514/2008, ambos federais, permitem a destruição nos casos em que o transporte do bem apreendido seja impossível e com a finalidade de impedir que ele seja, momentos após o fim da fiscalização, reutilizado na destruição do meio ambiente. Conforme entendimento já consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF), lei estadual não pode esvaziar procedimento previsto em legislação nacional a pretexto de atender interesse regional.

Beneficiar o irmão

Conforme denúncia recebida pelo O Poder na manhã desta sexta-feira, 8, a lei foi sancionada por Denarium com o objetivo de beneficiar o irmão dele, o empresário Olier Garcia de Almeida, proprietário da Cooperativa Monte Roraima, que atua na atividade garimpeira com a utilização de maquinários e outros equipamentos.

À reportagem, o denunciante, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que o interesse de Denarium nunca foi ajudar a classe dos garimpeiros, mas, sim, o irmão, que entrou na atividade garimpeira recentemente.

Em consulta no site da Receita Federal, o cadastro revela que a Cooperativa Monte Roraima foi criada no dia 18 de março de 2022, ou seja, poucos meses antes de ser beneficiada com o projeto de lei sancionado por Denarium.

O cadastro mostra, ainda, que a empresa do irmão do governador tem como trabalho principal a “Atividades de apoio à extração de minerais metálicos não-ferrosos”. Além disso, possui outras três atividades secundárias, sendo elas: Beneficiamento de minério de estanho; Beneficiamento de minério de metais preciosos; Atividades de apoio à extração de minerais não-metálicos.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!