fevereiro 22, 2026 03:15

Braga cumpre acordo e garante apoio de 11 Estados à pré-candidatura de Lula

Em reunião com lideranças emedebistas, em São Paulo, nessa segunda-feira, 11, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o apoio de 11 Estados para sua pré-candidatura à presidência da República nas eleições deste ano. O apoio fazia parte de uma acordo selado com o senador Eduardo Braga (MDB) no início deste mês.

Pelo entendimento entre os partidos, conforme os bastidores, foi decidido que o MDB daria força e apoio à candidatura de Lula, principalmente na região Nordeste. Por sua vez, o PT daria força e apoio à candidatura de Eduardo Braga ao governo do Amazonas. A Executiva Nacional do PT já havia garantido 95% de apoio para Eduardo Braga disputar o governo do Amazonas nas eleições deste ano.

A reunião dessa segunda-feira foi marcada, inicialmente, com caciques emedebistas do Nordeste, mas ganhou o reforço de lideranças do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além da confirmação dos apoios já declarados no Amazonas e no Pará.

No Amazonas e no Pará, o apoio a Lula foi chancelado por Eduardo Braga. Estados de outras regiões também devem alinhar apoio ao petista nos próximos dias.

A costura feita com viabilidade nos Estados acontece como estratégia para forçar a desistência da senadora Simone Tebet, em aliança com PSDB e Cidadania, à pré-candidatura à presidência da República. A parlamentar, aos poucos, perde apoio partidário.

Participaram do encontro dessa segunda-feira, além de Braga, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, os senadores Renan Calheiros (AL), Veneziano Vital do Rêgo (PB), Marcelo Castro (PI) e Rose de Freitas (ES); o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL); o governador de Alagoas, Paulo Dantas; os ex-senadores Eunício Oliveira (CE) e Edison Lobão (MA); o ex-governador Renan Filho (AL);o ex-deputado Lúcio Vieira de Lima (BA); e o presidente do diretório estadual MDB no RJ, o ex-ministro Leonardo Picciani.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!