O prefeito de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus), Pedro Macário, foi afastado do cargo por 90 dias. O gestor pretende recorrer da decisão. O afastamento acontece após a operação Uiara III, deflagrada pela Polícia Federal nessa quarta-feira, 20.
Uma irmã de Macário também teria sido capturada com ouro ilegal. O prefeito já foi preso em novembro do ano passado com ouro ilegal ao tentar embarcar de Tefé para Manaus.
De acordo com a Polícia Federal, outros prefeitos também serão monitorados. A especulação é de que os gestores da região do Rio Madeira também praticam a extorsão para a realização de garimpo e recebem ouro como pagamento.
Nessa quarta-feira, os policiais federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas as de afastamento do cargo/funções públicas, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.
O órgão federal informou que toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações objetivando a retirada de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões no Amazonas.
Da Redação O Poder
Foto: Reprodução