fevereiro 21, 2026 03:20

Após envio de R$ 70 milhões a prefeitos, Bruno Perez ajuíza ação contra Denarium e titular da Sefaz

Roraima – O jornalista e vereador de Boa Vista, Bruno Perez (MDB), ingressou com uma Ação Popular contra o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e o secretário de Fazenda, Manoel Sueide Freitas, após o envio de cerca de R$ 70 milhões para os 12 municípios que declararam estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas.

Com o recurso em caixa, algumas prefeituras começaram a fazer dispensas de licitações e passaram a fazer gastos milionários sob alegação de ajudar as pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade.

Na Ação Popular, dentre os vários pedidos feitos pelo vereador, que o Ministério Público Eleitoral seja notificado para que tome conhecimento e apure, se necessário, possíveis irregularidades.

Em entrevista ao O Poder na manhã desta quinta-feira, 28, Perez esclareceu que a intenção não é prejudicar as pessoas atingidas pelas fortes chuvas, mas, sim, que os Executivos Municipais deem mais transparência nos gastos da verba pública.

“A ação não atrapalha em nada os prefeitos investirem o dinheiro, mas isso tem que ser feito de forma transparente, de uma forma legal, ou seja, não adianta receber o dinheiro e gastar a torto e direito sem justificativas, sem os detalhamentos de onde gastar, como gastar. Então, a Ação faz, nada mais, nada menos, que um deputado estadual poderia ter feito e não fez”, pontua.

Ele disse, ainda, que só quer que os prefeitos justifiquem os gatos para que os órgãos competentes e fiscalizadores saibam para onde o dinheiro está indo.

“Eles vão poder continuar usando o dinheiro, seja para reformar estradas, pontes, isso não tem problema. Agora, é preciso justificar. Eu recomendo, inclusive, que isso seja mandado para a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, que deveria ter sido por lá por uma lei. Mas não, criaram um decreto para facilitar o uso desse dinheiro. Por ser um período eleitoral isso preocupa bastante a população e entramos com essa Ação para que tenha essa transparência por parte dos prefeitos”, acrescenta.

Na ação, que O Poder teve acesso, o vereador destaca que o Estado deveria ter alocado os recursos diretamente a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, conforme programado na Lei Orçamentária deste ano, mas, contudo, de forma irregular, a nova programação foi incluída por meio de decreto por meio da Sefaz. Desta forma, conforme a ação, os recursos foram repassados diretamente pela pasta aos 12 municípios.

 

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!