setembro 22, 2024 09:17

Após denúncias, MP faz inspeção em obra da maternidade de RR que se ‘arrasta’ há mais de um ano

Roraima – Após a estrutura improvisada da Maternidade Nossa Senhora de Nazath, no bairro 13 de setembro, ter infiltrações e alagar duas vezes nesta semana durante fortes chuvas, o Ministério Público de Roraima (MPRR) fez inspeção nessa quinta-feira, 4, na obra de reforma e ampliação da maternidade, que fica localizada no bairro São Pedro.

A sede da maternidade passa por melhorias estruturais há pouco mais de um ano e até hoje o Governo do Estado ainda não concluiu a reforma. Enquanto isso, os partos são realizados em uma estrutura improvisada com lonas e tendas.

Segundo o MP, a obra da maternidade é decorrente de convênio federal e que o órgão ministerial já questionou formalmente a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) acerca de eventual paralisação dos trabalhos e se há algum embaraço com relação a autorizações administrativas.

Conforme repassado ao O Poder, durante a inspeção, a secretária de Saúde, Cecília Lorenzoni, e engenheiros responsáveis pelo serviço acompanharam o promotor de Justiça Luiz Antônio Araújo de Souza.

“Verificamos que a obra está sendo realizada, infelizmente há muito o que fazer, a previsão de conclusão vai além deste ano, mas já se trabalha com a possibilidade de alguns setores da maternidade entrarem em atividade antes da conclusão por inteiro dessa obra. A nossa atuação é para que se conclua o serviço e dê uma utilização correta do recurso público, mas também uma forma de atender melhor à sociedade o mais breve possível”, disse o Promotor.

Na ocasião, Luiz Antônio também sugeriu a construção de outra maternidade na capital, a fim de melhorar o atendimento à população.

“O MP também enxerga a necessidade de se construir outra maternidade, de maneira setorizada, para atender aos bairros mais distantes do centro da capital. Nós aguardamos resposta da SESAU ao nosso ofício, a secretária de saúde esteve na inspeção dessa obra e informou que iria responder aos questionamentos e, com essas informações em mãos, nós agendaremos uma segunda inspeção para verificar se essa obra está atingindo as perspectivas que foram colocadas pelo empreiteiro”, destacou o Promotor.

Problemas durante chuvas

A estrutura improvisada da maternidade, localizada no bairro 13 de Setembro, sofreu duas vezes com alagamento e infiltrações durante fortes chucas que caíram em Boa Vista.

A primeira vez ocorreu na segunda-feira, 1°, no final da tarde. Vídeos divulgados mostram várias pessoas em pânico tentando puxar a água com rodo enquanto vários setores fica alagado.

Dois dias depois, na quarta-feira, 3, outra chuva provocou novamente novamente apagamento na unidade. Além de pacientes, servidores cobraram uma atitude do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), para que o problema não voltasse a acontecer.

 

Da Redação O Poder

Foto: Ascom / MPRR

 

Últimas Notícias

Em Presidente Figueiredo, grupo de Fernandão racha ao tentar segurar ímpeto de Palhano

Segundo informações de bastidores, pessoas próximas ao candidato à Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 126,8 quilômetros de Manaus), Fernando...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!