O Amazonas é o Estado com o maior número de etnias indígenas, representando 55% do total do Brasil com mais de 126,6 mil índios. Por isso, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta terça-feira, 9, não passou despercebido na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado Tony Medeiros (PL) usou a tribuna para cobrar melhorias na Educação do Estado aos povos nativos e lamentou a perseguição, extermínio e injustiças praticadas contra esses povos, desde o período da colonização nas Américas.
“Quando os conquistadores chegaram à América, a população era de 8 milhões de índios e só na Amazônia eram 5 milhões. Hoje, a população ultrapassa mais de 800 mil que falam línguas diferentes e somente na região Norte são 300 mil índios, sendo a maioria localizada no Amazonas. As organizações dizem que temos indígenas vivendo na periferia de Manaus. Tem muita gente que questiona por que os povos estão vindo para Manaus? A resposta é muito simples, pelo mesmo motivo que a minha família também migrou da comunidade rural para a cidade, em busca de Educação e oportunidade. Somente a Educação pode transformar as nossas vidas”, ressaltou.
O deputado afirmou, ainda, que o Amazonas precisa viver um novo momento e ter uma visão diferenciada em relação à Educação oferecida aos povos indígenas. “Com a Educação de hoje, o indígena não tem condições de competitividade. Hoje é o Dia Internacional dos Povos Indígenas e que seja de reflexão. Somos seres humanos independente da cor e da raça. Quero fazer a minha homenagem aos povos indígenas, às mulheres e crianças indígenas”, afirmou.
Na avaliação de Tony Medeiros, atualmente os maiores problemas dos povos indígenas são doenças, educação, perseguição, baixa expectativa de vida e ameaças aos seus territórios, além de poucas garantias de respeitarem os seus direitos.
Na esteira do colega, Therezinha Ruiz (PL), falou que vê as grandes lutas dos povos indígenas na continuidade da sua cultura. “Embora tenhamos uma grande população indígena, ainda é difícil o respeito a cultura. Que todos os amazonenses possam valorizar os nossos antecedentes que fazem parte do Amazonas. Estamos nessa luta para que a Educação indígena seja prioridade em nosso Estado e em todas as secretarias municipais e estaduais”, cobrou.
Serafim Corrêa também se manifestou em relação ao discurso de Tony Medeiros sobre as causas indígenas. “Em todo o seu discurso, vossa excelência resumiu numa poesia e num canto”, disse o deputado antes de postar um vídeo do colega cantando sobre a luta dos povos indígenas.
Dados do IBGE
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Amazonas tem um conjunto dos dez municípios com maior população indígena. São 126,6 mil indígenas, correspondendo a 15,5% do total do país. Metade possui população superior a 10 mil indígenas concentradas em São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Santa Isabel do Rio Negro.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder