novembro 24, 2024 17:21

Vereador quer regularizar entrada de pessoas em shoppings de Manaus

O vereador Dione Carvalho (Patriota) quer regularizar a entrada de pessoas nos shoppings de Manaus. O motivo é a insegurança resultante de supostos “encontros de galeras” e pedintes que frequentam os locais. A denúncia foi feita durante o Grande Expediente desta terça-feira, 9, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“A insegurança que nós temos dentro e fora dos shoppings me preocupa. Hoje, os shoppings são sinônimo de insegurança. Quando vamos ao shopping, pensamos em mais segurança, conforto e tranquilidade, mas, infelizmente, isso não acontece. Alguém pede alguma coisa e se não der, é xingado. Ainda tem ‘encontro de galeras’ e brigas dentro de shopping. Estou vendo que os órgãos de Segurança não estão fazendo nada para, ao menos, transmitir uma sensação de segurança. Não temos segurança nem fora e nem dentro”, comentou Dione Carvalho. 

O vereador fará um levantamento para elaborar um Projeto de Lei que possa restringir ou coibir os casos de violência entre jovens e com pedintes. De acordo com Carvalho, a medida é um pedido dos lojistas. 

Em seu discurso, o parlamentar chegou a exibir vídeos de brigas entre jovens dentro de shoppings. “O que vimos aconteceu dentro do shopping, não é em via pública. O nível de segurança está muito baixo. Dei entrada nesse protocolo pedindo explicações, para entendermos e, em cima da problemática, definirmos estratégias para criação do Projeto de Lei. Estou juntando provas, evidências e os fatos ocorridos para chamar os órgãos de controle. Porque, do contrário, não será vantajoso ir ao shopping, disse o parlamentar.

“O consumidor pode processar o estabelecimento. Ao entrar no shopping, a responsabilidade da vida e da segurança são dos administradores”, avisou Raulzinho (PSDB). “Esses encontros de gangues são orquestrados nas redes sociais. Aí que pode entrar a polícia investigativa para monitorar e evitar conflitos”, completou. 

Alguns vereadores possuem certas limitações sobre Projetos de Lei que envolvam estabelecimentos privados. “Parte dos pedintes dos shoppings é diretamente reflexo do que toda cidade vem sentido com o desemprego e a grande quantidade de imigrantes que recebemos. De um modo geral, sentimos em todas as áreas e muito mais nas ruas que nos shoppings. Sobre s jovens se reunindo para brigarem, precisa da parte investigativa da polícia. Quem tem poder de polícia é a polícia”, explicou William Alemão (Cidadania) ao frisar que Dione Carvalho tenha atenção à legislação federal para que o direito de ir e vir não seja afetado e, assim, seu PL possa ser aplicado no Município.

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!