O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sorteou a ordem e o tempo em que os candidatos ao governo do Estado irão aparecer no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Os programas iniciam no próximo dia 26 de agosto e seguem até o fim de setembro. A reunião do ‘Plano de Mídias-Eleições Gerais de 2022’, como adiantado pelo Portal O Poder, aconteceu nesta quinta-feira, 18, no órgão eleitoral.
Wilson Lima (União) é o candidato com maior tempo de tela, tendo 3m54s. Já Eduardo Braga (MDB) terá o segundo maior tempo, com 2m45s, seguido de Ricardo Nicolau (SD) com 59 segundos, Amazonino Mendes (Cidadania) com exatos 50 segundos, Carol Braz (PDT) com 40 segundos, Henrique Oliveira (Podemos) com 27 segundos e Dr. Israel Tuyuka com 21 segundos. A candidata Nair Blair (Agir) não terá horário eleitoral devido à Cláusula de Barreira estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os candidatos aparecerão na seguinte ordem:
- Coligação em Defesa da Vida – Eduardo Braga (MDB)
- Coligação Aqui é Trabalho – Wilson Lima (UB)
- Federação PSol/Rede – Israel Tuyuka (PSol)
- Coligação Amazonas Pode Mais – Henrique Oliveira (Podemos)
- A Força do Povo – Amazonino Mendes (Cidadania)
- PDT – Carol Braz
- Coligação Nós, O povo – Ricardo Nicolau (SD)
Inserções
Considerada uma das mais importantes ferramentas na política, a inserção comercial distribuída pela grade da rede pode aumentar a visibilidade dos candidatos, impulsionando as campanhas. Nesta eleição, as inserções são variáveis e dependem de uma escala montada pela Justiça Eleitoral.
O candidato Wilson Lima detém a maior quantidade de inserções diárias, sendo o mínimo nove e o máximo, 13. Já Eduardo Braga pode aparecer, no mínimo, seis vezes e no máximo oito.
O candidato Dr. Israel Tuyuka não terá inserções diárias. A depender da escala, ele aparecerá somente duas vezes na tela. Henrique Oliveira, Ricardo Nicolau e Amazonino Mendes têm, no máximo, três inserções diárias. Já Carol Braz (PDT) tem a quantidade fixa de duas inserções diárias.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Acervo Portal O Poder