Considerados políticos profissionais, os deputados mais antigos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Adjuto Afonso (União Brasil), Sinésio Campos (PT) e Therezinha Ruiz (PL), vão disputar mais uma reeleição. No entanto, os veteranos apresentam pouca contribuição efetiva ao longo de todos esses anos de mandato.
Eleito pela primeira vez em 1998 para o cargo de deputado estadual, Adjuto Afonso apresentou, este ano, 17 propostas de pouca relevância para a população do Amazonas. Na lista estão o Projeto de Título de Cidadão do Amazonas ao ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, general Eduardo Pazuello, além do Projeto de Lei compartilhado com a Mesa Diretora que concede o Título de Cidadã do Amazonas à cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso.
No currículo do parlamentar constam, ainda, proposituras para entrega de medalhas Ruy Araújo e de utilidade pública para a Liga das Quadrilhas Juninas do Amazonas e Associação dos Moradores do Hileia. Adjuto ainda apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 149/2022, que revoga a Lei nº 5.785, de 12 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação dos valores cobrados pelo litro do combustível pelos revendedores varejistas de combustíveis automotivos, no Amazonas. Tal proposta pode ser considerada como elaborada em causa própria pois o parlamentar é empresário do ramo de postos de combustíveis em Manaus.
Na esteira do colega, Sinésio Campos, que este ano presidiu a CPI da Amazonas Energia na Aleam, apresentou um total de oito Projetos de Lei. Entre as propostas estão o Título de Cidadão do Amazonas ao Dr. Hélvio Neves Guerra, engenheiro eletricista e diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sinésio apresentou, ainda, o Projeto de Lei Ordinária nº 351/2019, que institui o Dia Estadual do Geólogo.
Por sua vez, Therezinha Ruiz, que defende o segmento da Educação, apresentou 11 Projetos de Lei este ano. Na lista estão o PL 254/2022, o mesmo que pede o Título de Cidadã do Amazonas para a cantora Joelma, e o PL/286/2022 que institui o Dia do Contador.
Decano
O decano da Aleam é o deputado Berlarmino Lins (Progressista). Eleito pela primeira vez em 1991, Belão, como é mais conhecido, completa nesta legislatura 32 anos no parlamento estadual. Consciente do tempo de parar e “pendurar o paletó”, o deputado não vai mais disputar o pleito deste ano e pretende fazer o seu sucessor, o filho George Lins (Progressista).
Governo do Estado
Ricardo Nicolau (Solidariedade), eleito pela primeira vez em 1998, vai disputar o governo do Estado na eleição. O parlamentar desistiu da reeleição na Aleam e iria para o sexto mandato.
Redação O Poder
Foto: Acervo O Poder