O tempo em que os candidatos ao Senado pelo Amazonas aparecerão no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão foi disponibilizado nesta quinta-feira, 18, após a reunião de elaboração do Plano de Mídias-Eleições Gerais de 2022, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Conforme o órgão eleitoral, o candidato com mais tempo é Coronel Menezes (PL), com dois minutos disponíveis. Omar Aziz (PSD) terá 1m25s para fazer sua propaganda. Arthur Virgílio Neto (PSDB) e Bessa (SD) terão 30 segundos disponíveis. Luiz Castro (PDT) terá 21 segundos, enquanto Marília Freire (PSOL) terá 11 segundos. Já o candidato Pastor Peter Miranda (Agir) não terá participação no horário eleitoral porque o partido não conseguiu representatividade na Câmara dos Deputados.
Inserções
A inserção comercial é distribuída pela grade da rede, podendo aumentar a visibilidade dos candidatos e, consequentemente, impulsionar as campanhas. Por isso, é considerada uma das mais importantes ferramentas na política. Nesta eleição, as inserções são variáveis e dependem de uma escala montada pela Justiça Eleitoral. Ao todo, serão 979 para os candidatos ao Senado Federal.
Coronel Menezes terá 393 inserções, variando entre 11 e 13 diariamente. Omar Aziz terá 278 inserções, entre sete e nove diariamente. Já Bessa e Arthur Virgílio Neto terão 101 inserções cada um e aparecerão três vezes ao dia.
Já Luiz Castro terá 69 inserções, podendo chegar ao máximo de três vezes ao dia. Marília Freire terá 37 inserções, variando de uma a três diariamente. Pastor Peter Miranda não participa.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto:Acervo O Poder