Roraima – O deputado estadual Renato Silva (PROS) integra a lista dos parlamentares de Roraima condenados, envolvidos e/ou investigados por crimes que querem se manter no cargo eletivo. O parlamentar aguarda deferimento do pedido de candidatura.
Em julho de 2020, Renato Silva, segundo denúncias registradas em delegacia, usou uma arma de fogo para ameaçar funcionários de uma clínica veterinária, em Boa Vista. O BO contra o parlamentar foi registrado pela veterinária Daniela Buregio, de 24 anos, no dia 20 de julho.
O desentendimento teria ocorrido após um cachorro do parlamentar ter complicações depois de um cirurgia realizada no local. Imagens de segurança da clínica flagraram o deputado saindo de um caminhonete e colocando um objeto na cintura.
Réu
À época, o parlamentar negou ter ameaçado a veterinária com uma arma de fogo. Contudo, em novembro de 2020, o deputado virou réu por porte de arma de fogo após constranger a médica veterinária. À época, a denúncia foi aceita pelo juiz Renato Albuquerque, da 2ª Vara Criminal.
A denúncia contra o deputado foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Roraima (MPRR).
Recurso negado
No dia 30 de maio do ano passado, a Justiça de Roraima negou um pedido da defesa do parlamentar para retirar a denúncia que o tornou réu por porte ilegal de arma de fogo. A decisão foi do desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Boa Vista.
O Poder tenta contato com o deputado Renato Silva, mas até a publicação da matéria não obteve sucesso.
Mais deputados
Além de Renato Silva, os deputados Renan Filho (SD), Odilon e Eder Lourinho, cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), também pediram registro de candidatura à Justiça Eleitoral e aguardam deferimento ou indeferimento do pedido.
Da redação O Poder
Foto: Divulgação