abril 3, 2025 21:41

Candidatos apresentam propostas e relatam trajetória no primeiro dia de horário eleitoral

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão com os candidatos ao Senado, deputados estaduais e governo do Amazonas começou nesta sexta-feira, 26. Ao longo de 25 minutos, os postulantes apresentaram propostas para tentar conquistar os votos dos eleitores este ano.

O primeiro a aparecer na propaganda eleitoral entre os candidatos ao Senado foi o Coronel Menezes (PL). Com um discurso de “um novo tempo para o Amazonas”, o principal aliado de Jair Bolsonaro no Estado, fez uma breve apresentação de sua trajetória, além da passagem pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Depois foi a vez da candidata ao Senado do PSOL, Marília Freire, que falou em derrotar a “velha política”. Em seguida, o senador Omar Aziz (PSD), que tenta a reeleição, ressaltou o período em que foi governador, além de seu trabalho como parlamentar durante a pandemia de covid-19.

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), abriu o seu pronunciamento afirmando que vai fazer uma campanha limpa e honesta. Depois foi a vez do vereador Bessa (Solidariedade) apresentar seu “currículo”, relembrando que atuou como vendedor, taxista e, atualmente, é vereador.

De olho na Aleam

Entre os candidatos que disputam uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o primeiro a aparecer do programa da propaganda eleitoral gratuita pela federação PSDB/Cidadania foi o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB). Depois foi a vez da ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), delegado Charles Araújo, Alex Uchoa, Socorro Granjeiro e Adriana Alves, todos “tucanos”.

O União Brasil, partido do governador Wilson Lima, apresentou, neste primeiro dia de horário eleitoral, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) que busca a reeleição na Aleam, Joana Darc (União Brasil), que também pretende se reeleger, além da vereadora professora Jaqueline (União Brasil), Coronel Norte e o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil). Outra estreia foi do médico Geroge Lins, filho do deputado Belarmino Lins, que não disputa essa eleição e passou o cajado político para o filho.

O ex-vereador Gilmar Nascimento (União Brasil) também aproveitou o curto espaço na propaganda eleitoral para pedir votos e citar o seu número. O apresentador de TV, Mário César Filho, também pediu votos para deputado estadual, além da ex-miss Amazonas, Brena Dianná.

Pelo Partido Socialista Brasileiro, o deputado estadual Serafim Corrêa, que vai tentar a reeleição para a Aleam, falou que a construção civil gera empregos no Amazonas, mas que, no Estado, o principal problema são as altas taxas cobradas pelos cartórios. Ainda pediram votos Bruna Monteiro, Anderson Fonseca e Doutor Amauri.

O deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade), que nesta eleição vai disputar uma vaga na Aleam, também participou do primeiro programa de propaganda eleitoral gratuita.

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) também busca a reeleição e falou das suas emendas parlamentares que ajudaram a equipar hospitais na capital e interior, além de trabalhar pela agricultura. Mayara Pinheiro (Republicanos), que também tenta a reeleição, participou e falou que indicou os recursos do FTI para equipar os hospitais do Amazonas para salvar vidas durante a pandemia e, por isso, não pode parar.

Pelo Partido dos Trabalhadores, Sinésio Campos e Francisco Praciano participaram do programa eleitoral e pediram votos aos seus eleitores. Eles também pediram votos ao candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O deputado Carlinhos Bessa (PV), que vai disputar uma vaga para se reeleger na Aleam, também pediu votos aos seus eleitores no pouco tempo que tinha.

A Bancada das Manas também apareceu e pediu voto compartilhado pelo PCdoB durante o programa. Dando uma força para a bancada, a candidata a deputada federal Vanessa Grazziotin pediu votos para os candidatos do seu partido.

Na vez do PTB, pediram votos Jailson Vieira, Pastor Sérgio Almeida e Pastor Cláudio. Pelo Patriotas, o deputado Felipe Souza (Patriota) vai tentar a reeleição para a Aleam e afirmou que vai continuar lutando pelo hospital do idoso.

Pelo PSC, o deputado Dr. Gomes pediu votos para ele e para o governador Wilson Lima, ao prometer ampliar a qualidade dos serviços da área de Saúde no Amazonas.

A deputada Therezinha Ruiz é do PL e pediu votos para tentar permanecer na Aleam em 2023. A candidata Débora Menezes também pediu votos para deputada estadual pelo PL e para o presidente Bolsonaro. A policial civil Pantera também vai disputar uma cadeira na Aleam e pediu votos.

O candidato Jesus Alves foi quem abriu os pedidos de votos para deputado estadual pelo MDB e também para o senador Eduardo Braga para o governador do Amazonas. O ex-deputado estadual Francisco Souza também tenta voltar à Aleam, citou a ponte sobre o Rio Negro e prometeu lutar para a construção da ponte sobre o rio Solimões.

O deputado Abdala Fraxe junto com a enfermeira Jucinara, e o ex-deputado estadual Platiny Soares foram os candidatos do Avante a se apresentarem neste primeiro dia de horário eleitoral.

Governo

Entre os candidatos ao governo do Amazonas, pela ordem da Justiça Eleitoral, Eduardo Braga (MDB) foi o primeiro a apresentar as suas propostas, com o tempo de 2m43s. O candidato falou que o interior do Amazonas está esquecido e prometeu voltar a construir casas populares, hospitais que funcionem e vai voltar a ter segurança pública para as famílias, foram algumas das suas propostas.

Com o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita, de 3m51s, o atual governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), foi o segundo a apresentar as suas propostas. “Cresci, trabalhei, acreditei e fiz da verdade a minha forte armadura para enfrentar as lanças das injustiças e das mentiras. Me tornei o que meais sonhava, um representante da nossa gente no rádio, na TV, no governo. Enfrentamos a maior tempestade que já vimos, mas de mãos dadas com a verdade e sempre ao lado do povo transformamos dificuldades em desafios a serem superados com determinação, amor e fé. Do nosso trabalho surgiu a luz para novos dias de esperança para o Amazonas. Estamos prontos para melhorar o que for preciso e fazer tudo aquilo que ainda precisa ser feito”, ressaltou.

O terceiro candidato ao governo do Estado foi o candidato o médico indígena Israel Tuyuka (PSOL), que mandou uma rápida mensagem, com o tempo de 20 segundos. “Estamos nessa jornada para cuidar da nossa Amazônia, que é a nossa casa”, afirmou.

O candidato Henrique Oliveira (Podemos), o “Cabeção”, como ele mesmo se definiu, tinha o tempo de 36 segundos para apresentar as suas propostas aos eleitores. O combate à fome foi o tema da mensagem de 49 segundos do candidato Amazonino Mendes (Cidadania).

O candidato do Solidariedade, Ricardo Nicolau, fechou o quadro reservado aos candidatos ao governo do Estado, com 58 segundos. O candidato também citou a deficiência na rede de Saúde e os problemas durante a pandemia.

A candidata do PDT, Carol Braz, não participou do primeiro programa eleitoral gratuito.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Roberto Cidade abre o V Feclam nesta quinta-feira, 3

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União) abriu o “V Fórum Estadual das Casas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!