Os sete candidatos ao Senado pelo Amazonas registrados na Justiça Eleitoral e mais a participação do candidato Chico Preto (Avante) que tenta se registrar em uma candidatura avulsa, participam nesta quinta-feira, 1º de setembro, de debate no Grupo Norte de Comunicação (GNC), na TV Norte, canal 10, a partir das 10h. Este será o primeiro debate entre os candidatos na televisão na semana passa s candidatos apresentaram as suas ideias na rádio BandNews Difusora.
A programação será transmitida pela TV Norte (canal 10.1), Rádio Mais Brasil News Manaus (95,1), pelo Portal Norte e pelas redes sociais do grupo.
Estão confirmados participação no debate os oito candidatos que disputam vagas em Brasília: Arthur Virgílio Neto (PSDB), Chico Preto (Avante), Coronel Menezes (PL), Elissandro Bessa (Solidariedade), Luiz Castro (PDT), Marília Freire (PSOL), Omar Aziz (PSD) e Peter Miranda (AGIR).
A expectativa é que o debate tenha a duração de 2 horas e 40 minutos, o encontro será intermediado pelo jornalista Clayton Pascarelli.
Metodologia
De acordo com a emissora, serão quatro blocos de perguntas e respostas entre os candidatos sobre os seguintes temas: segurança pública, educação, economia/emprego e renda e saúde.
O quinto bloco será destinado para perguntas com tema livre.
Já o sexto, e último bloco, será para considerações finais.
Dinâmica
Por ordem de sorteio – que será realizado antes da transmissão com assessores -, o candidato irá escolher um dos oponentes para responder a pergunta dele, que deverá ser feita em 30 segundos.
Depois de feita a pergunta, o outro candidato terá 1 minuto e 30 segundos para responder.
Na sequência, o candidato que fez o questionamento terá 1 minuto para comentar a resposta.
E, por fim, o oponente, terá mais 1 minuto para réplica sobre o comentário.
Todos os candidatos irão perguntar e responder uma única vez durante a rodada de cada bloco.
Da Redação O Poder, com informações da assessoria
Foto: Acervo O Poder