Roraima – Com recursos equivalentes ao da Secretaria de Estado da Educação de Roraima (SEED), Teresa Surita (MDB) conseguiu desenvolver projetos, implantar obras e transformou Boa Vista em uma cidade modelo, considerada uma das melhores do País para se viver. Candidata ao Governo de Roraima pela coligação ‘Roraima Muito Melhor’, a emedebista promete, se eleita, tornar o Estado referência nacional por meio de um programa de governo arrojado.
O trabalho desenvolvido pela emedebista foi realizado em meio a vários problemas, como os poucos recursos para suprir as demandas do município. À época quando foi prefeita, Teresa não recebeu emenda de deputados federais e muito menos dos três senadores. Apenas Romero Jucá (MDB) destinou verbas à prefeita.
Foi com essas condições que Teresa mudou ‘a cara’ de Boa Vista, fez várias transformações que hoje estão visíveis para todos acompanharem. É com este mesmo empenho e dedicação que Teresa quer governador o estado de Roraima.
Legado
Em um dos trabalhos mais recentes, a emedebista entregou o Parque do Rio Branco, um complexo turístico às margens do rio Branco, principal rio de Roraima. Com a obra, mais de 300 famílias foram retiradas, mediante pagamento de indenizações, da área de risco de enchentes. O local também era conhecido como ponto de venda de droga.
Além disso, somente no último mandato, foram construídas 4 novas creches/escolas urbanas pro-infâncias, com a abertura de 1.200 novas vagas na capital.
Obras no último mandato
– Construção do novo prédio da escola da comunidade indígena Darora;
– Construção do Centro Comercial Popular, Camelódromo que vai beneficiar mais de 100 famílias com geração de emprego e renda.
– Construção da Praça da Primeira Infância, com brinquedos para faixas etárias específicas e banheiro familiar;
– Construção da Praça do bairro Cinturão Verde;
– Revitalização do Complexo Ayrton Senna;
– Construção de 4 quadras poliesportivas em escolas da capital;
– Sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, que abrigará Smtran e Guarda Municipal.
Programas
Além das obras importantes, a gestão de Teresa também foi marcada pela implantação de vários programas sociais, como o “Família que Acolhe”, uma política pública para a primeira infância, fase que vai da gestação aos 6 anos de idade.
O programa integra serviços de diversas áreas, como a saúde, educação, social, comunicação, tudo em prol do desenvolvimento infantil. Mais de 15 mil famílias já foram atendidas em seis anos.
Gestantes e bebês têm acesso facilitado a consultas médicas, recebem orientações sobre alimentação saudável, a importância do carinho, amor e fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos.
Outra política pública da gestão de Teresa foi o “Programa de Visitação Domiciliar”. Os serviços ofertados pelo programa Família que Acolhe foram estendidos para as casas das famílias de Boa Vista, que recebem a visita de técnicos do programa que acompanham o desenvolvimento físico e social das crianças. Mais de mil famílias são atendidas atualmente.
Reconhecimento
O trabalho realizado pela gestora nos cinco mandatos como prefeita rendeu a ela várias premiações. Confira alguns:
– Prefeita Amiga da Criança por duas vezes, referente à gestão 2001–2004;
– Prêmio Inovação em Gestão Pública e Cidadania, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford, Rio de Janeiro, RJ, 2002 e 2004, com o Mapeamento Georeferenciado – Cidade Digital;
– Prêmio de Qualidade Infantil, Ministério da Educação, Brasília, DF, 2003;
– Prêmio Prefeito Empreendedor Mário Covas, SEBRAE, Brasília, DF, 2003, 2004 e 2005;
– Prêmio Petrobras Social Geração da Paz, Rio de Janeiro, RJ, 2003, com o Projeto Crescer, concorrendo com mais de 30 mil propostas;
– Prêmio Inovação em Gestão Pública e Cidadania, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford, Rio de Janeiro, RJ, 2004;
– Prêmio FGV 2005, com o Projeto Crescer – Melhores Projetos do Brasil, sendo tese de doutorado;
– Prêmio Município mais Dinâmicos do Brasil, Caixa Econômica Federal e Gazeta Mercantil, Brasília, DF, 2005
– Prêmio Excelência na Gestão do Programa de Controle da Tuberculose, Ministério da Saúde, Brasília, DF, 2006;
– Prêmio 10 Melhores Iniciativas para redução da violência 2013 – Projeto Crescer – Folha de São Paulo;
– Prêmio Prefeito Empreendedor 2016 – Modernização e Planejamento da gestão pública;
– Prêmio Prefeito Amigo da Criança – Fundação Abrinq – o destaque em Boa Vista foi para o Programa Família Que Acolhe (FQA), na categoria “Boas Práticas”;
– Prêmio Prefeito Empreendedor 2019 – Projetos “Pequenos negócios no campo” e “Inovação e sustentabilidade”.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação