fevereiro 22, 2026 14:15

Com recursos equivalentes ao da Secretaria de Educação de RR, Teresa deu projeção nacional a BV

Roraima – Com recursos equivalentes ao da Secretaria de Estado da Educação de Roraima (SEED), Teresa Surita (MDB) conseguiu desenvolver projetos, implantar obras e transformou Boa Vista em uma cidade modelo, considerada uma das melhores do País para se viver. Candidata ao Governo de Roraima pela coligação ‘Roraima Muito Melhor’, a emedebista promete, se eleita, tornar o Estado referência nacional por meio de um programa de governo arrojado.

O trabalho desenvolvido pela emedebista foi realizado em meio a vários problemas, como os poucos recursos para suprir as demandas do município. À época quando foi prefeita, Teresa não recebeu emenda de deputados federais e muito menos dos três senadores. Apenas Romero Jucá (MDB) destinou verbas à prefeita.

Foi com essas condições que Teresa mudou ‘a cara’ de Boa Vista, fez várias transformações que hoje estão visíveis para todos acompanharem. É com este mesmo empenho e dedicação que Teresa quer governador o estado de Roraima.

Legado

Em um dos trabalhos mais recentes, a emedebista entregou o Parque do Rio Branco, um complexo turístico às margens do rio Branco, principal rio de Roraima. Com a obra, mais de 300 famílias foram retiradas, mediante pagamento de indenizações, da área de risco de enchentes. O local também era conhecido como ponto de venda de droga.

Além disso, somente no último mandato, foram construídas 4 novas creches/escolas urbanas pro-infâncias, com a abertura de 1.200 novas vagas na capital.

Obras no último mandato 

– Construção do novo prédio da escola da comunidade indígena Darora;

– Construção do Centro Comercial Popular, Camelódromo que vai beneficiar mais de 100 famílias com geração de emprego e renda.

– Construção da Praça da Primeira Infância, com brinquedos para faixas etárias específicas e banheiro familiar;

– Construção da Praça do bairro Cinturão Verde;

– Revitalização do Complexo Ayrton Senna;

– Construção de 4 quadras poliesportivas em escolas da capital;

Sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, que abrigará Smtran e Guarda Municipal.

Programas

Além das obras importantes, a gestão de Teresa também foi marcada pela implantação de vários programas sociais, como o “Família que Acolhe”, uma política pública para a primeira infância, fase que vai da gestação aos 6 anos de idade.

O programa integra serviços de diversas áreas, como a saúde, educação, social, comunicação, tudo em prol do desenvolvimento infantil. Mais de 15 mil famílias já foram atendidas em seis anos.

Gestantes e bebês têm acesso facilitado a consultas médicas, recebem orientações sobre alimentação saudável, a importância do carinho, amor e fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos.

Outra política pública da gestão de Teresa foi o “Programa de Visitação Domiciliar”. Os serviços ofertados pelo programa Família que Acolhe foram estendidos para as casas das famílias de Boa Vista, que recebem a visita de técnicos do programa que acompanham o desenvolvimento físico e social das crianças. Mais de mil famílias são atendidas atualmente.

Reconhecimento

O trabalho realizado pela gestora nos cinco mandatos como prefeita rendeu a ela várias premiações. Confira alguns:

Prefeita Amiga da Criança por duas vezes, referente à gestão 2001–2004;

Prêmio Inovação em Gestão Pública e Cidadania, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford, Rio de Janeiro, RJ, 2002 e 2004, com o Mapeamento Georeferenciado – Cidade Digital;

Prêmio de Qualidade Infantil, Ministério da Educação, Brasília, DF, 2003;

Prêmio Prefeito Empreendedor Mário Covas, SEBRAE, Brasília, DF, 2003, 2004 e 2005;

Prêmio Petrobras Social Geração da Paz, Rio de Janeiro, RJ, 2003, com o Projeto Crescer, concorrendo com mais de 30 mil propostas;

Prêmio Inovação em Gestão Pública e Cidadania, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford, Rio de Janeiro, RJ, 2004;

Prêmio FGV 2005, com o Projeto Crescer – Melhores Projetos do Brasil, sendo tese de doutorado;

Prêmio Município mais Dinâmicos do Brasil, Caixa Econômica Federal e Gazeta Mercantil, Brasília, DF, 2005

Prêmio Excelência na Gestão do Programa de Controle da Tuberculose, Ministério da Saúde, Brasília, DF, 2006;

–  Prêmio 10 Melhores Iniciativas para redução da violência 2013 – Projeto Crescer – Folha de São Paulo;

Prêmio Prefeito Empreendedor 2016 – Modernização e Planejamento da gestão pública;

Prêmio Prefeito Amigo da Criança – Fundação Abrinq – o destaque em Boa Vista foi para o Programa Família Que Acolhe (FQA), na categoria “Boas Práticas”;

Prêmio Prefeito Empreendedor 2019 – Projetos “Pequenos negócios no campo” e “Inovação e sustentabilidade”.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!