Dezessete dias após o início oficial da campanha eleitoral e a pouco menos de um mês do primeiro turno, os quatro candidatos que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) percorreram de 6 mil a 15 mil quilômetros em viagens pelo país, participando de encontros com diferentes setores da sociedade, caminhadas, entrevistas e um debate na televisão.
Completadas duas semanas de campanha e uma semana após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, a CNN mapeou os trajetos percorridos pelos quatro principais candidatos, seus discursos e declarações mais marcantes. Região mais populosa, o Sudeste aparece como prioritário em todas as campanhas.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Lula percorreu até aqui 11.425 km, como mostra o levantamento da CNN. O petista passou por seis cidades de cinco estados diferentes. Seu destino preferido foi São Paulo, onde esteve por oito vezes.
O petista começou a campanha em São Bernardo do Campo (SP), com um discurso em frente a uma fábrica de veículos. A cidade é marcante em sua trajetória política por ter sido palco de sua atuação sindical na década de 1970. Também ali, há quatro anos, Lula foi preso pela Polícia Federal após condenação na Lava Jato. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal anulou os processos, restituindo seus direitos políticos.
Além de voltar ao Estado de São Paulo para outras dez agendas, todas na capital, ele passou ainda pelas cidades do Rio e de Belo Horizonte. No Centro-Oeste, foi ao Distrito Federal. Na região Norte, teve agenda em Manaus e em Belém.
Jair Bolsonaro (PL)
Candidato à reeleição, Bolsonaro viajou quase tanto quanto Lula: cerca de 11.395 km. Ele passou por 13 cidades de seis estados. Seus destinos favoritos foram Minas Gerais e Brasília, com quatro visitas. O levantamento não considera locomoções para agendas presidenciais na capital federal, mas somente atos de campanha.
O presidente iniciou a campanha em Juiz de Fora, onde foi alvo de um atentado em 2018. Nos últimos dias, ele retornou a Minas Gerais mais três vezes.
Ciro Gomes (PDT)
O ex-governador do Ceará e ex-ministro de Lula percorreu a maior distância entre os quatro candidatos desde o início da campanha, com mais de 15.585 km. Ele esteve em sete estados e 12 cidades. São Paulo, com sete passagens, lidera as visitas.
Disputando a Presidência pela quarta vez, o pedetista iniciou a campanha com uma caminhada no bairro de Guaianazes, na periferia da capital paulista.
Simone Tebet (MDB)
A senadora por Mato Grosso do Sul concentrou as agendas em São Paulo, onde esteve onze vezes, e foi a presidenciável que menos viajou durante a campanha. Tebet percorreu cerca de 6.443 km. A candidata também escolheu São Paulo para abrir sua campanha e visitou 14 cidades de cinco unidades da federação.
Com informações da CNN Brasil
Foto: Reprodução