fevereiro 21, 2026 12:32

No Amazonas, 38 candidatos estão inaptos para concorrer à eleição

Conforme dados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Amazonas tem 654 pedidos de registro de candidaturas, sendo 38 inaptas ao pleito. O prazo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) analisar os dados termina nesta segunda-feira, 12.

Do total de candidatos inaptos para a disputa eleitoral, dois tiveram o registro cancelado e 11 renunciaram, como o caso de Vera Castelo Branco, que era vice de Henrique Oliveira (Podemos), e do filho do postulante ao governo do Amazonas, Henrique Filho, que concorria ao cargo de deputado federal.  

Já 25 candidatos tiveram o registro indeferido. Um exemplo é Aldemara Kimura, que era segunda suplente do candidato ao Senado e ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). Ela foi substituída pelo Dr Paulo Cezar (PSDB). No total, 18 candidatos a deputado estadual tiveram sua candidatura indeferida e seis candidatos a deputado federal enfrentam a mesma situação. 

Aptos 

Ainda conforme os dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, 556 candidatos estão aptos a concorrer às Eleições de 2022. Desse total, 543 tiveram o registro de candidatura deferido pelo TRE-AM. 

São 13 registros de candidaturas indeferidos com recurso, ou seja, quando foi julgada não regular e a decisão aguarda julgamento de instância superior. Entre esses casos, estão os dois suplentes de Coronel Menezes (PL), Fred Melo (PL) e Natalino Masiero (PL). Além deles, os ex-vereadores Professor Bibiano (PDT), que concorre a deputado estadual, e Coronel Gilvandro (PSD), que concorre a deputado federal, esperam a decisão em instância superior. 

Segundo os dados do TSE, 60 candidaturas ainda aguardam a decisão da Justiça Eleitoral.

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Thiago Fernandes/Agência Câmara

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!