novembro 16, 2024 17:24

“Não temos estradas, pontes, condições de plantar e escoar a produção”, desabafa moradora do Cantá

Roraima – Durante visita ao município do Cantá, a candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), pela coligação Roraima Muito Melhor, conversou com moradores da sede e de diversas vilas da região: São José, Santa Luzia, Félix Pinto, Central, além da comunidade indígena da Malacaxeta, levando as propostas do seu plano de governo e do sonho de transformar Roraima em um estado que respeita e acredita nas pessoas.

“Nossa maior riqueza está na agricultura. Por isso vamos trabalhar para fortalecê-la, porque é o que gera emprego e renda para nossas famílias. Vamos asfaltar as estradas que são rotas de produção. Vamos trabalhar juntos para fazer a transformação que esse estado precisa. Roraima vai ser um exemplo para o nosso país, assim como Boa Vista. Eu olho as pessoas e não as vejo como números, eu olho as necessidades delas e me coloco no seu lugar. Meu compromisso é trabalhar por todos”, garantiu Teresa

Teresa disse que gostaria que todos pudessem ouvir e ter a dimensão do que ela escuta nas reuniões, visitas e em cada conversa, histórias de vida diferentes, mas com algo em comum: ambas precisam ser cuidadas por um governo de verdade.

“Me impacta ver como a população do nosso Estado anda carente e desassistida. Roraima tem potencial para ser muito melhor e não pode continuar com a menor economia do país. São pessoas trabalhadoras que lutam por uma vida digna. É por vocês que quero governar e transformar de verdade nosso estado. Chegou a hora de vocês escolherem, nós damos como garantia do voto de vocês o trabalho que nós já fizemos. Acreditem em mim e no Romero, por tudo o que fizemos e que vamos fazer”, disse.

Moradores denunciam abandono 

Teresa ouviu os moradores que se queixaram do abandono e da falta de investimentos na região, principalmente no que diz respeito aos pequenos produtores.

“Sou agricultura e estou esquecida pelo governo. Não temos estradas, pontes, condições de plantar e escoar a produção. Hoje, o agricultor da região não tem condições de trabalhar no seu lote. Vivo e vejo de perto as dificuldades que muitos enfrentam aqui. A Teresa é a melhor opção para gente, pelo trabalho que ela já fez. Tenho esperança que ela vai mudar essa realidade, porque eu acompanho o trabalho dela e sei que ela vai trabalhar para os jovens, adultos, crianças. Teresa é a solução para Roraima”, disse a agricultora Socorro Brandão, moradora da Vila São José.

“Aqui temos muitos problemas, não temos estradas. Os agricultores ficam ilhados no inverno, sem poder entrar nos seus lotes. Muitos tiveram que vender seus lotes, outros abandonaram. Fomos abandonados pelo governo, não temos apoio de nada. Estou sem visitar meu filho na Vila Jatobá, esperando as chuvas passarem porque a estrada está intrefegável. Acreditamos na Teresa porque vimos a transformação que ela fez em Boa Vista, temos a esperança de que ela e Romero transformem o Cantá também”, disse Raimunda Alves, que há 7 anos mora na Vila São José.

Teresa promete fortalecer a agricultura nas comunidades indígenas

Teresa também visitou a comunidade indígena da Malacaxeta e ouviu de perto as demandas da população. Ela falou dos planos de trabalhar na região, fortalecendo a agricultura, investindo em projetos que beneficiem a todos, assim como trabalhou nas comunidades de Boa Vista, em especial com as mulheres.

Teresa se comprometeu em investir nas comunidades, cuidando das crianças, dando oportunidade para homens e mulheres, investindo em escolas, estradas de qualidade, energia, fazendo parcerias com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e dar atenção devida na saúde.  “No meu plano de governo, eu tenho um capítulo voltado para a atenção aos povos indígenas. Tem muita coisa para fazer”, frisou.

Ela citou como exemplo o projeto Tay Tay, que oportunizou que mulheres da comunidade indígena de Vista Alegre tivessem a oportunidade de geração de renda, com o aumento da produção de pimentas produzidas artesanalmente, envasadas, devidamente identificadas e comercializadas. Também o investimento em energia solar na Comunidade Indígena Darora.

“Tenho muito respeito a todas as comunidades indígenas. É so olharem as comunidades de Boa Vista. Porque quando a gente é político temos que atender a necessidade das pessoas, temos que ouvir e fazer. Eu ouvi e atendi as 17 comunidades de Boa Vista. Hoje, elas têm uma condição melhor que quando eu comecei, escolas de qualidade, as crianças têm merenda, uniforme, equipamentos, todos têm respeito. As comunidades escolhem o que plantar, melancia, milho, feijão, pimenta, um trabalho feito para todos, homens, mulheres e crianças”, garantiu Teresa.

Ela citou diversos investimentos feitos nas comunidades de Boa Vista e que quer levar para todas as comunidades do estado. “Em Boa vista, nós compramos a produção da agricultura familiar e destinamos à merenda escolar, damos assistência técnica, levamos tratores, acompanhamos o processo da plantação. E isso não é feito só em véspera de eleição, mas desde o primeiro ano de gestão, o tempo inteiro.

Teresa ressaltou que tem visto o abandono das comunidades indígenas do estado e quer trabalhar pelo desenvolvimento delas. “O governo fechou muitas escolas, a maioria nas comunidades indígenas. Hoje a maioria das comunidades não têm investimentos na educação, passam pelo problema da saúde, não têm apoio ao agricultor, as mulheres ficam esperando a oportunidade de produzir alguma coisa, mas isso vai mudar”, pontou.

O líder comunitário, Simeão Messias, ex-tuxaua da comunidade Malacaxeta, disse que a política hoje em dia, feita de forma séria, é muito importante para o desenvolvimento das comunidades indígenas, porque dá oportunidade aos jovens, homens e mulheres que não encontram perspectiva de crescimento onde vivem.

“Estamos com certeza buscando o que é melhor para o estado de Roraima e para as comunidades indígenas. Só com o apoio da política séria vamos ter as melhorias para nossa comunidade. Acreditamos que Teresa e Romero vão trazer oportunidades e desenvolvimento que nós precisamos”, disse.

Teresa reforçou que precisa do apoio de Romero para levar o desenvolvimento a todas as comunidades. “O Romero sempre abraçou meus sonhos. E ele vai garantir os recursos necessários para que eu possa trabalhar nas comunidades. Quero coisas grandes para nosso estado”, garantiu.

Romero garantiu que Teresa pode contar com seu apoio para o desenvolvimento das comunidades e dos povos indígenas. Disse que Teresa precisa apenas de uma oportunidade para transformar o estado e ser a melhor governadora que Roraima já teve.

“Quando senador, eu trabalhei por todas as comunidades indígenas com diversos projetos. Em parceria com o deputado Edio Lopes, que é o vice da Teresa, levamos gado para as comunidades. Agora vamos fortalecer a saúde, a agricultura, a educação de qualidade. Queremos os indígenas crescendo, a cultura fortalecida, os jovens ocupando espaço no mercado de trabalho, que cada família tenha uma vida melhor”, frisou.

 

Da redação O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Lula garante início das obras na BR-319

Após uma reunião com os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM), o presidente Lula (PT) confirmou que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!