fevereiro 20, 2026 18:09

Voto útil é estratégia para eleições serem decididas no primeiro turno

O novo investimento do Partido dos Trabalhadores (PT) para garantir a vitória de Lula no 1º turno na disputa para a presidência do Brasil é se concentrar nos votos úteis. Mas o que seria um voto útil e por que pode mudar o resultado das eleições? 

O voto útil também é conhecido como voto tático ou voto estratégico e acontece quando o eleitor decide o voto em favor do candidato que estiver à frente nas pesquisas eleitorais. A explicação, na maioria dos casos, vem do entendimento de que não vale a pena desperdiçar voto em algum candidato que esteja atrás nas pesquisas e que, consequentemente, irá perder. 

O voto útil baseia-se em um grau de racionalidade dos eleitores e a possibilidade de migração da opção de voto de candidatos considerados fracos para candidatos favoritos, o chamado efeito psicológico. Ele também é considerado estratégico quando o eleitor não quer que determinado candidato ganhe a eleição e, por isso, vota no principal adversário do candidato em questão.

A pesquisa Ipec, da TV Globo, publicada na última segunda-feira, 12, mostra que Lula aparece com 46% das intenções de voto, Bolsonaro (PL) com 31%, Ciro Gomes (PDT) com 7% e Simone Tebet (MDB) com 4%. 

Os novos números fizeram com que os presidenciáveis focassem no voto útil. Lula investe no voto útil e em tirar votos de Tebet e Ciro Gomes para poder se eleger no primeiro turno. Gomes, por sua vez, defende os seus votos e compara o voto útil com um jogo de futebol. Já a estratégia de Bolsonaro é tentar emplacar um segundo turno entre o atual presidente e Lula. 

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!