Roraima – O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), há meses deixa claro que não pretende deixar o Palácio Hélio Campos, sede do Governo de Roraima, e, para isso, usa a ‘máquina pública’ indiscriminadamente.
Denúncias publicadas em diversos veículos de comunicação apontam que há funcionários fantasmas na estrutura do Governo, cabos eleitorais pagos com dinheiro público, gabinete do ódio dentro da estrutura governamental e reuniões políticas em prédios públicos (proibido por lei).
Fake news
Quando o assunto é a propagação de fake news contra os adversários do governador, Dalva Garcia (irmã do governador), Markinhos Shows (marketeiro informal) e Faradilson Mesquita são escalados para fazer campanha negativa principalmente contra a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita. Os três já foram alvos de ações na Justiça.
Conforme fontes, eles movimentam grupos de aplicativos de mensagens com informações depreciativas. Markinhos Show, inclusive, assumiu, em conversa em grupo de WhatsApp, que uma peça publicitária contra Teresa ‘cumpriu’ seu papel. Dessa forma, assume atuação no gabinete do ódio.
Gabinete esse, inclusive, que funcionava dentro da própria do próprio governo, segundo fontes. As denúncias sobre esse caso foram feitas por servidores efetivos e comissionados do Estado e publicadas na imprensa local. À época, o Governo sequer se manifestou.
Mais recente, novas denúncias confirmavam os abusos da atual gestão em busca da reeleição. Funcionários seletivados afirmaram que o titular da Secretaria Estadual das Cidades (SeCidades), Edécio Marques de Souza Junior, está realizando reuniões, dentro da própria secretaria, para obrigar servidores a fazerem campanha e pedirem votos para o governador.
Conforme denúncia enviada ao O Poder, uma reunião, com a participação do secretário Edécio, do subsecretário, coordenadores e visitadores, foi realizada no auditório da pasta no dia 29 de agosto. O objetivo? Determinar que os seletivados intensifiquem os pedidos de votos juntos aos beneficiários do programa eleitoreiro ‘Cesta da Família’.
Campanha
Dias após, O Poder recebeu imagens de funcionárias comissionadas da Setrabes fazendo campanha para Denarium em pleno horário de expediente. Conforme os denunciantes, pelo menos três mulheres, cuidadoras de idosos, que deveriam estar prestando serviço no Abrigo Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, conhecida como Casa do Vovô, estão fazendo campanha para Denarium em pleno horário de expediente.
Convenção
Meses antes, a reportagem também já havia denunciado que servidores comissionados do Estado foram obrigados a participarem da convenção do partido do governador Antonio Denarium. Caso não participassem, seriam exonerados.
Justiça
Além de ser alvo de denúncias de servidores, Denarium também foi advertido pela Justiça Eleitoral e já até foi condenado por publicações em redes sociais, mas desafia a Justiça. Conforme fontes, Denarium não teme as condenações porque as multas são baixas e ele é milionário.
Sem contato
O Poder tenta contato com o governador de Roraima para questionar sobre as diversas denúncias e abrir espaço para que ele possa se manifestar.
Da redação
Foto: Divulgação