A 16 dias das eleições, alguns candidatos a deputado estadual e federal publicaram em suas redes sociais que estão sofrendo ataques hackers. O ato consiste em vários perfis fakes seguirem o político e a plataforma pode identificar como uma possível fraude às regras da plataforma.
Nesta sexta-feira, 16, os vereadores Amom Mandel (Cidadania) e Rodrigo Guedes (Republicanos) informaram que estão sofrendo um ataque hacker. Mandel reclamou publicamente que o Facebook e o Instagram não ajudam pelo suporte.
“Dezenas de milhares de contas falsas estão nos seguindo nas últimas horas no Instagram, como forma de spam, e prejudicando nossas ações de ativismo político”, escreveu Amom no twitter.
“Estão aparecendo centenas de seguidores fakes. Isso desestabiliza minha página e tira o alcance das minhas publicações, porque o Instagram entende que estou burlando!”, escreveu Rodrigo Guedes, que postou um vídeo mostrando a quantidade de seguidores novos.
Antes dos dois parlamentares, a deputada estadual candidata à reeleição, Joana Darc (União Brasil), informou por meio de comunicado oficial nessa quinta-feira, 15, que também foi alvo de ataques hackers. Por isso, colocou o perfil em modo privado e acionou seu jurídico.
“Em breve, retornaremos à rotina normal de publicações. Infelizmente, nosso trabalho está incomodando e, por isso, sendo alvo de criminosos, que tão logo serão descobertos e punidos nos rigores da lei”, diz o comunicado. A parlamentar postou um novo vídeo na tarde desta sexta-feira, 16, informando que teve que pausar a campanha corpo a corpo para resolver o problema.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Reprodução/Instagram