O Portal O Poder apresenta dados da última sexta-feira, 16, do primeiro resultado do sistema agregador das pesquisas dos principais candidatos ao governo do Amazonas. As informações serão atualizadas semanalmente.
A plataforma apresenta as tendências de voto para candidatos ao governo do Estado que ocupam as primeiras quatro posições e é baseada nas últimas pesquisas dos institutos Pontual, Eficaz, Perspectiva e Big Data. O agregador é um modelo estatístico que reúne pesquisas de diferentes institutos e utiliza a média móvel exponencial dos últimos meses como principal critério, ou seja, a ferramenta adiciona mais peso às pesquisas recentes dentro desse intervalo. Com isso, levantamentos que fogem do comportamento médio, chamados outliers, acabam não impactando no resultado final.
De acordo com as pesquisas realizadas desde o inicio do ano até as publicadas neste mês, o candidato Wilson Lima (União Brasil) vem subindo e chega ao mês de setembro com 32,7% na Pontual, 29,8% no Eficaz, 29,9% no Perspectiva e no instituto Big Data sobe para 34% das intenções de votos dos eleitores amazonenses.
Confira os dados estatísticos
No Instituto Pontual foram 2.318 entrevistados in loco, com margem de erro 2,04% e grau de confiabilidade de 95%.
Perspectiva tem 1,5 mil entrevistas por telefone, com margem de erro de 2,5% e grau de confiabilidade de 95%.
No instituto Eficaz foram 2.007 entrevistas feitas in loco, com margem de erro de 2,8% e grau de confiabilidade de 95%.
A Real Time Big Data realizou mil entrevistas in loco, com margem de erro de 3% e grau de confiabilidade de 95%.
As pesquisas são as mais atuais publicadas no Amazonas.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Portal O Poder