Roraima – Sem propostas concretas, Antonio Denarium e Hiran Gonçalves, ambos do PP, candidatos ao Governo e ao Senado Federal, respectivamente, intensificaram os ataques difamatórios contra os seus adversários na reta final da campanha eleitoral.
No dia 21 deste mês, por exemplo, a juíza Joana Sarmento de Matos, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), determinou que a coligação Roraima Trabalhando e Deus Abençoando, que tem como candidato à reeleição Denarium remova do ar propaganda eleitoral com acusações contra Teresa Surita sobre execução de animais em Boa Vista.
Em vídeo assustador, Denarium associa Teresa à morte de cachorros em Boa Vista. A fake news foi rebatida pela candidata ao Governo pelo MDB e causou indignação nos eleitores que assistiram a propaganda eleitoral na TV.
Embora Denarium tenha apelado publicamente ao divulgar esse tipo de conteúdo em programa eleitoral em TV aberta, o governador e a equipe dele já são conhecidos da população e da Justiça Eleitoral por constantes fakes compartilhadas nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens.
Conforme fontes, o governador possui um aparato exclusivo para a criação e propagação de notícias falsas dentro do próprio Governo. O marqueteiro informal do governador, identificado como Marquinhos Show, inclusive, assumiu a autoria de uma notícia criada exclusivamente para denegrir a imagem de Teresa. A Justiça mandou apagar a publicação e determinou que o conteúdo não fosse mais compartilhado.
Da mesma forma que Denarium, Hiran Gonçalves, mal assessorado, também se preocupa mais em atacar o candidato ao Senado pelo MDB, Romero Jucá, e simplesmente esquece de apresentar propostas ao povo de Roraima.
No dia 21, Romero Jucá, candidato ao Senado Federal, ganhou na Justiça o direito de resposta após sofrer ataques durante propaganda eleitoral de Hiran Gonçalves.
O direito de resposta foi concedido pelo juiz Bruno Hermes Leal, do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que entendeu que Hiran cometeu propaganda eleitoral irregular, veiculada no último dia 16 de agosto.
No documento é destacado que “o programa de propaganda eleitoral em bloco ora combatido, desde o seu início, 12h01min00seg, até 12h03min09seg, serve para atacar, nominalmente, a imagem e honra objetiva do candidato ao Senado Federal Romero Jucá, opositor e concorrente político ferrenho do candidato ofensor”.
Plano de governo?
Diferente de Teresa Surita, que apresenta um plano de Governo robusto com propostas para todos os setores, Denarium quer ser reeleito com propostas rasas e sem concluir obras importantes como a maternidade estadual, que atualmente funciona em uma estrutura completamente improvisada e que custa milhões aos cofres do Estado.
Por exemplo, candidato à reeleição, tem apenas três propostas, apresentadas de forma genérica, no Plano de Governo para a Cultura. O documento consta no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No novo plano, o governador promete a implantação do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Roraima, ampliar os investimentos no Turismo e nas ações culturais e a
construção do ‘Quadrilhódromo’, mas não dá nenhum detalhe sobre as propostas.
Sem concluir obras e com Saúde de Roraima em crise, Denarium promete, em novo Plano de Governo disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), construir seis novas unidades de Saúde no Estado e reformar uma.
Da redação
Foto: Divulgação