Roraima – Em uma nova decisão judicial favorável, o candidato ao Senado e presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Romero Jucá, ganhou direito de resposta após sofrer ataques difamatórios pela coligação “Roraima Trabalhando e Deus Abençoando”.
Os ataques ocorreram no último dia 20, quando a coligação da qual o principal rival de Jucá faz parte, o deputado federal Hiran Gonçalves (PP), fez ofensas ao candidato do MDB durante a propaganda eleitoral gratuita exibida nas emissoras TV ALE-RR e TV Roraima, em inserções e horários distintos.
Ao pedirem o direito de resposta, os advogados de Romero Jucá argumentaram que ele foi vítima de ataques caluniosos, mentirosos e que colocam “em xeque” a imagem e honra do candidato ao Senado.
“Pautada em escárnio, ridicularização, ataques injuriosos e caluniadores, sem apresentar nenhuma proposta política, veiculando tão somente o discurso do Sr. Mecias de Jesus, no qual chama o Sr. Romero Jucá, pejorativamente e de forma vil, de Pinóquio, afirmando ser possuidor de moral duvidosa a nível nacional, utilizando-se do espaço gratuito de propaganda para reproduzir outras falas baixas e imorais, como ‘canalha’, ‘crápula’, ‘ladrão’, ‘mentiroso’, em desfavor da imagem do Sr. Romero Jucá”, sustentaram os advogados.
Para a juíza do Tribunal Regional de Roraima (TRE-RR), Joana Sarmento de Matos, responsável por julgar o caso, ficou evidente que a coligação “Roraima Trabalhando e Deus Abençoando” tentou prejudicar a candidatura de Romero Jucá ao fazer os ataques difamatórios.
“Ao analisar a inserção impugnada, verifica-se que o representado ataca a honra de
Romero Jucá, a partir da imagem do personagem Pinóquio, com a face do representado na qual foi inserido um nariz extremamente longo, tudo associado ao epíteto ‘mentiroso’, com o intuito de injuriar o adversário”, constatou a juíza.
Em decisão, a magistrada concedeu ao candidato Romero Jucá a veiculação da resposta, no tempo máximo de um minuto, em inserções da coligação “Roraima Trabalhando e Deus Abençoando”, no bloco de audiência compreendido entre 11h e 18h, nas emissoras TV ALE-RR e TV Roraima.
Da Redação O Poder
Foto: Acervo O Poder