Roraima – O assessor informal do governador Antonio Denarium (PP), conhecido como Markinhos Show recorreu da condenação por propaganda ofensiva contra Teresa Surita, candidata ao Governo pelo MDB, mas foi derrotado. A Juíza Joana Sarmento de Matos, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), manteve a condenação. A decisão é do dia 22 deste mês.
Marcos Erado Arnoud Marques compartilhou em grupo de WhatsApp um vídeo ofensivo contra a honra de Teresa. A gravação foi feita por Faradilson Mesquita, aliado e propagador de fake news de Denarium.
No vídeo, Faradilson tenta induzir o eleitor a acreditar que Teresa é preconceituosa ao abordar assuntos referente a orientação sexual, identidade de gênero e crenças religiosas. Mentiras para prejudicar a candidatura da candidata MDB.
“A responsabilidade do titular da página pessoal de rede social não é afastada pelo simples fato de não ser o autor da mensagem irregular”, diz em trecho da decisão.
Além disso, a magistrada destacou um trecho da manifestação do procurador eleitoral: “O vídeo é ofensivo e desborda dos limites da livre manifestação do pensamento, o que, repisa-se, não resguarda discursos de ódio, incabível, de igual modo, a sua disseminação por terceiros”.
Da redação
Foto: Divulgação