Em ano de eleições, é comum que a movimentação para o interior do Amazonas se intensifique. Isso porque muitos eleitores que residem em Manaus ainda preferem votar em sua cidade natal. Porém, a movimentação nas saídas da cidade para as Eleições Gerais de 2022 ainda é tímida.
O Portal O Poder esteve no Porto de Manaus e constatou que o movimento ainda é fraco em relação a outros anos eleitorais. Pode ser que o fluxo se intensifique no fim de semana.
“O movimento está devagar”, observou um carregador da balsa amarela da Manaus Moderna que não quis ser identificado. A esperança para esses trabalhadores é de que o movimento aumente com a proximidade do pleito.
A movimentação também é fraca em outros portos, no aeroporto e até na barreira.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Amazonas tem mais de 2,6 milhões de eleitores. Depois de Manaus, os maiores colégios eleitorais são Parintins e Manacapuru. Por isso, a expectativa é alta para que o cenário mude.
Outro fator que pode contribuir para esta mudança é a transferência de domicílio eleitoral que podia ser requisitada de forma online no site do TSE com a apresentação de comprovante de residência do domicílio atual.
Veja fotos:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Fotos: Neto Ribeiro