maio 16, 2025 04:31

Último debate com presidenciáveis começa com troca de acusações

O primeiro bloco do último debate entre presidenciáveis realizado pela TV Globo nesta quinta-feira, 29, foi marcado por troca de acusações, interrupções e direitos de respostas. O debate é mediado pelo jornalista William Bonner. 

Como esperado, os candidatos Bolsonaro (PL) e Lula (PT) trocaram acusações em suas falas, independentemente de quem estava do outro lado fazendo a pergunta. O primeiro bloco começou com embate entre Ciro Gomes (PDT) e Lula. Gomes atacou Lula perguntando sobre a riqueza ser acumulada entre cinco pessoas, enquanto Lula rebateu falando que os mais pobres aumentaram sua renda. Já Bolsonaro e Padre Kelmon (PTB) fizeram uma dobradinha para enaltecer o Auxílio Brasil. 

Lula teve quatro direitos de resposta concedidos durante o primeiro bloco. Bolsonaro o acusou de chefiar quadrilha, incentivar roubos e o chamou de ex-presidiário. “Lula defendia que [se] roubasse celular para tomar uma cervejinha”, acusou Bolsonaro.  

Esperava que o atual presidente tivesse o mínimo de honestidade. Ele falar que eu montei quadrilha, com a quadrilha da rachadinha dele, que ele decretou sigilo de 100 anos? “, questionou Lula. O ex-presidente garantiu que,se eleito, irá tirar o sigilo de 100 anos de Bolsonaro. “É uma insanidade um presidente vir aqui falar o que ele fala com essa desfaçatez. Estou incomodado de pedir toda hora direito de resposta. Mas é que não é possível conviver com alguém com a cara de pau do presidente”, disse o candidato em seus direitos de resposta. 

Em outro momento, Bolsonaro dirigiu uma pergunta destinada para Lula à Simone Tebet. O questionamento era sobre a participação do ex-presidente na morte de Celso Daniel, assassinado em 2022 quando era prefeito de Santo André (SP). 

“Sua vice [Mara Gabrili] vem falando que Lula foi o mentor intelectual do assassinato de Celso Daniel”, afirmou Jair Bolsonaro. “Eu confio integralmente em minha vice, o pai dela foi vítima de extorsão da máfia dos transportes na época do governo do PT, mas lamento trazer essa questão para o debate e ser dirigida a mim. Falta ao senhor coragem para perguntar isso ao candidato do PT, que, segundo você, está envolvido no caso. Ele está aqui. Por que não pergunta a ele?”, rebateu Simone Tebet. Lula não gostou da acusação e teve um pedido de resposta concedido. Ele afirmou que Celso Daniel era seu amigo e chegou a procurar Fernando Henrique Cardoso, presidente à época, para a Polícia Federal entrar no caso. 

Bronca de William Bonner

O jornalista William Bonner teve que chamar a atenção de Bolsonaro que estava, aos gritos, tentando interromper a fala de Lula durante o debate. O jornalista relembrou que o político só poderia falar quando lhe fosse permitido, seguindo as regras estipuladas pela organização da emissora e aceita pelos candidatos. Em outro momento, ele teve que intervir nas interrupções de Padre Kelmon a Soraya Thronicke (União Brasil).

Padre Kelmon versus Soraya Thronicke

Os candidatos Padre Kelmon e Soraya Thronicke (União Brasil) também trocaram farpas no primeiro bloco. Soraya errou o nome do candidato e perguntou se ele não tinha medo de ir para o inferno por ser cabo eleitoral de Jair Bolsonaro, a quem acusou das mortes por covid na pandemia. Padre Kelmon ignorou a pergunta e rebateu dizendo que ela é cabo eleitoral de Lula, porque era de esquerda. 

Na réplica, Soraya foi interrompida pelo Padre várias vezes, o que levou William Bonner a chamar atenção do candidato. Depois do tempo estabelecido, ela tentou comovê-lo com os milhares de órfãos de Covid-19 e provocou com a pergunta “O senhor não tem medo de ir para o inferno?”. Padre Kelmon ficou irritado e acusou-a de faltar respeito com uma figura sacerdotal e disse que ela não era cristã por estar mandando um padre para o inferno. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Wilson Lima vistoria instalações do Caic TEA José Contente para crianças com Transtorno Espectro Autista

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira, 15,  as futuras instalações do Centro de Atenção Integral a Criança José...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!