fevereiro 20, 2026 22:13

Último debate com presidenciáveis começa com troca de acusações

O primeiro bloco do último debate entre presidenciáveis realizado pela TV Globo nesta quinta-feira, 29, foi marcado por troca de acusações, interrupções e direitos de respostas. O debate é mediado pelo jornalista William Bonner. 

Como esperado, os candidatos Bolsonaro (PL) e Lula (PT) trocaram acusações em suas falas, independentemente de quem estava do outro lado fazendo a pergunta. O primeiro bloco começou com embate entre Ciro Gomes (PDT) e Lula. Gomes atacou Lula perguntando sobre a riqueza ser acumulada entre cinco pessoas, enquanto Lula rebateu falando que os mais pobres aumentaram sua renda. Já Bolsonaro e Padre Kelmon (PTB) fizeram uma dobradinha para enaltecer o Auxílio Brasil. 

Lula teve quatro direitos de resposta concedidos durante o primeiro bloco. Bolsonaro o acusou de chefiar quadrilha, incentivar roubos e o chamou de ex-presidiário. “Lula defendia que [se] roubasse celular para tomar uma cervejinha”, acusou Bolsonaro.  

Esperava que o atual presidente tivesse o mínimo de honestidade. Ele falar que eu montei quadrilha, com a quadrilha da rachadinha dele, que ele decretou sigilo de 100 anos? “, questionou Lula. O ex-presidente garantiu que,se eleito, irá tirar o sigilo de 100 anos de Bolsonaro. “É uma insanidade um presidente vir aqui falar o que ele fala com essa desfaçatez. Estou incomodado de pedir toda hora direito de resposta. Mas é que não é possível conviver com alguém com a cara de pau do presidente”, disse o candidato em seus direitos de resposta. 

Em outro momento, Bolsonaro dirigiu uma pergunta destinada para Lula à Simone Tebet. O questionamento era sobre a participação do ex-presidente na morte de Celso Daniel, assassinado em 2022 quando era prefeito de Santo André (SP). 

“Sua vice [Mara Gabrili] vem falando que Lula foi o mentor intelectual do assassinato de Celso Daniel”, afirmou Jair Bolsonaro. “Eu confio integralmente em minha vice, o pai dela foi vítima de extorsão da máfia dos transportes na época do governo do PT, mas lamento trazer essa questão para o debate e ser dirigida a mim. Falta ao senhor coragem para perguntar isso ao candidato do PT, que, segundo você, está envolvido no caso. Ele está aqui. Por que não pergunta a ele?”, rebateu Simone Tebet. Lula não gostou da acusação e teve um pedido de resposta concedido. Ele afirmou que Celso Daniel era seu amigo e chegou a procurar Fernando Henrique Cardoso, presidente à época, para a Polícia Federal entrar no caso. 

Bronca de William Bonner

O jornalista William Bonner teve que chamar a atenção de Bolsonaro que estava, aos gritos, tentando interromper a fala de Lula durante o debate. O jornalista relembrou que o político só poderia falar quando lhe fosse permitido, seguindo as regras estipuladas pela organização da emissora e aceita pelos candidatos. Em outro momento, ele teve que intervir nas interrupções de Padre Kelmon a Soraya Thronicke (União Brasil).

Padre Kelmon versus Soraya Thronicke

Os candidatos Padre Kelmon e Soraya Thronicke (União Brasil) também trocaram farpas no primeiro bloco. Soraya errou o nome do candidato e perguntou se ele não tinha medo de ir para o inferno por ser cabo eleitoral de Jair Bolsonaro, a quem acusou das mortes por covid na pandemia. Padre Kelmon ignorou a pergunta e rebateu dizendo que ela é cabo eleitoral de Lula, porque era de esquerda. 

Na réplica, Soraya foi interrompida pelo Padre várias vezes, o que levou William Bonner a chamar atenção do candidato. Depois do tempo estabelecido, ela tentou comovê-lo com os milhares de órfãos de Covid-19 e provocou com a pergunta “O senhor não tem medo de ir para o inferno?”. Padre Kelmon ficou irritado e acusou-a de faltar respeito com uma figura sacerdotal e disse que ela não era cristã por estar mandando um padre para o inferno. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!