setembro 10, 2024 22:45

‘Fui induzida a duvidar da minha própria capacidade’, relata jornalista que sofreu ataque de Braga

A jornalista Márcia Dantas publicou um texto neste sábado, 1º, em que comenta sobre o ataque que sofreu do candidato ao Governo do Amazonas Eduardo Braga (MDB) durante debate na TV Norte Amazonas realizado na última quinta-feira, 29. Ela estava mediando o evento.  

“No final do primeiro bloco, um candidato ficou sem responder, o que gerou uma confusão. ‘Você está equivocada’. Eu não estava. Mas fui induzida a duvidar da minha própria capacidade. Cedi, a contragosto”, contou em sua coluna, no site SBT News. 

No texto intitulado ‘os desafios jornalísticos na mediação de um debate‘ ela relata como se sentiu e falou do ataque machista que sofreu.  

“Respirei fundo. Lembrei do motivo pelo o qual estava ali. Não poderia entrar no jogo que prejudicaria o andamento do debate. É muito fácil uma mulher ser taxada de desequilibrada e incompetentemente se ela não souber lidar com as emoções num ambiente dominado por homens”, disse.

Entenda o caso

A situação começou no 2º bloco do debate, quando Braga disse a mediadora Márcia Dantas que ela estava “equivocada” e ele teria o direito de fazer mais uma pergunta para outros candidatos, e não apenas ao candidato Henrique Oliveira (Podemos). Veja vídeo:

No dia, após consultar a produção, a jornalista comprovou que quem estava errado era Eduardo Braga. Foi necessário estender o horário do intervalo por conta de uma confusão que aconteceu nos bastidores.

De acordo com fontes que estavam no estúdio, durante o intervalo, Eduardo Braga se exaltou com Márcia e disse que “ela não sabia fazer o trabalho de mediadora”. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver a apresentadora falando nos bastidores: “Levantar a voz para mim por que eu sou mulher? O senhor me respeite”, diz ela enquanto os funcionários do veículo tentavam acalmá-la. Veja vídeo:

No artigo, a jornalista conta que é nortista e que o sangue fervente também corre nas veias dela. Ao final do texto, Márcia avalia a experiência e constata que apesar do ataque machista, ela sobreviveu. 

A selva já não me parecia tão perigosa assim. Sobrevivi. A leoa aprendeu mais uma vez, que só se perde o medo estando na arena, enfrentando a si mesmo, controlando a mente e o coração. Volto orgulhosa de nunca ter abandonado as minhas origens. Meu sangue não é de barata, ainda bem”, escreveu. 

Outro lado 

Em direito de resposta para Portal O Poder, Braga disse que não houve agressão e que o episódio foi um factóide feito pelos também candidatos Henrique Oliveira (Podemos) e Carol Braz (PDT).

Confira a íntegra: 

“O candidato Henrique Oliveira ao participar do debate da TV Norte, nesta quinta-feira, 29, ofendeu o candidato Eduardo Braga, que questionou a mediadora Marcia Dantas e pediu direito de resposta para contestar o adversário que mente sistematicamente para prejudicar o senador e sempre protege o governador Wilson Lima em todas as suas participações.

No intervalo, a assessoria jurídica do candidato Eduardo Braga solicitou o cumprimento do direito de resposta, como permitia as regras do debate. O direito foi concedido e o candidato Eduardo Braga explicou a verdade de forma clara e incontestável.

Henrique Oliveira, seguido por Carol Braz, que não apresentaram propostas claras e demonstram desconhecer os indicadores do estado, alegaram que a apresentadora foi ofendida pelo senador Eduardo Braga, fato que não ocorreu. O senador ganhou novo direito de resposta para esclarecer o factóide que Henrique e Carol tentaram criar. 

‘Quero agradecer a você, Márcia, de não permitir o uso indevido do debate. Sou pai de três filhas, sou casado há 40 anos com a Sandra e sou avô da Aurora, respeito as mulheres. Vim aqui para o debate para esclarecer propostas’, relatou Braga. 

A mediadora Márcia Dantas, durante o debate, reiterou que Braga pediu seu direito de resposta e que o jurídico analisou e concedeu a oportunidade de esclarecimento, não ocorrendo discussão, ofensa nem tratamento descortês. As imagens veiculadas por alguns portais de notícias não mostram nenhum tipo de agressão”, diz a nota. 

O texto está disponível no site SBT News e pode ser lido na íntegra neste link aqui

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Acervo O Poder

 

Últimas Notícias

RR: Justiça Eleitoral atende pedido de Nicoletti e derruba registro de Catarina

Nesta terça-feira, 10, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) definiu que o candidato do partido União Brasil para...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!