O senador Omar Aziz (PSD) foi reeleito para o Senado com 727.821 mil votos e mais de 95% das urnas apuradas. Ele concorreu com nomes políticos como Arthur Neto (PSDB), Coronel Menezes (PL) e Luiz Castro (PDT) e com novatos neste tipo de disputa como o vereador Bessa (SD), Marília Freire (Psol) e Pastor Peter Miranda (Agir).
Coronel Menezes esteve à frente da corrida para o Senado Federal durante boa parte da apuração. Nos últimos momentos, com mais de 90% das urnas apuradas, o atual senador virou.
A pesquisa feita pelo Instituto Pontual Pesquisas e divulgada na última sexta-feira, 30, indica que para o Senado, a preferência do eleitor era de Omar Aziz. Foram 33,2% das intenções de votos estimulados e 40,3% de votos válidos.
Depois aparece Coronel Menezes (PL) com 22,9% de preferência dos votos estimulados e 27,7% dos votos válidos. Na projeção, Arthur Neto (PSDB) tinha 18,8% nos votos estimulados e 22,8% nos votos válidos.
Antes dela, a Pontual Pesquisas e outros institutos de pesquisas, tinham dado que Omar Aziz seria reeleito neste pleito. A projeção foi consolidada neste domingo, 2, após o término da apuração das urnas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os dois suplentes de Omar Aziz são do PT. Cheila Moreira é a 1ª suplente e João Pedro é o 2º suplente.
Omar Aziz foi reeleito fazendo parte da Coligação Em Defesa da Vida, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Acervo O Poder