Depois das eleições de domingo, 2, o Partido Liberal (PL) do presidente Jair Bolsonaro que vai disputar o segundo turno contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a legenda que obteve o maior aumento do número de deputados federais. O PL totalizou um crescimento de 23% e passará a 99 congressistas se tornando a maior bancada.
Na segunda posição vem a Federação PT, PCdoB e PV, que elegeu 79 deputados. Já o partido que mais sofreu redução depois das eleições gerais foi o PP, que havia feito 37 nomes em 2018, e estava com uma bancada de 58 deputados em 2022. Mas, no pleito de domingo, 2, só elegeu 47 de seus candidatos, resultando em uma redução de 11% no ranking das maiores bancadas da Câmara Federal.
Na última eleição em 2018 quem brilhou foram as legendas do PT e o PSL que elegeram a maior bancada da Câmara com 56 deputados e o então partido de Bolsonaro, 52.
Perdedores
Em relação aos partidos que mais vem perdendo deputados nos últimos 4 anos estão o MDB e PSDB que são os maiores perdedores em relação a 2014. O partido do na época presidente Michel Temer (MDB) elegeu 34 deputados – quase metade dos congressistas que teve 4 anos antes. Já o PSDB elegeram 54 deputados em 2014 e 29 representantes em 2018.
A maior bancada da Câmara atualmente é do PL de Jair Bolsonaro. Durante a janela partidária houve uma saída em massa do PSL – período que os deputados podem mudar de sigla normalmente.
PT
O PT manteve os 56 congressistas eleitos em 2018, mas perdeu o posto de 2ª maior bancada para o PP que também é da base de Bolsonaro e saiu de 37 deputados eleitos para 58 após a migração partidária.
Da Redação O Poder
Foto: Acervo O Poder