O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, voltou na sexta-feira, 14, a desdenhar o número de mortes de crianças por Covid. Bolsonaro afirmou, sem provas, que casos registrados no período da pandemia se tratavam de crianças que “caiam de bicicleta”.
“Alguém viu alguma criança morrer de Covid? Se viu, é coisa rara […] O que aconteceu em alguns casos é que chegava a criança no hospital com traumatismo craniano porque caiu de bicicleta”, disse durante transmissão ao vivo.
Bolsonaro ainda acusou os hospitais de fraude para receber verba do governo federal para o enfrentamento da pandemia. “Alguns hospitais botavam maldosamente ‘Covid’ porque eu pagava R$ 2.000 a diária, e UTI era R$ 1.000. Vai que a criança morria, ai botava lá Covid [como causa da morte]”, ressaltou.
O episódio não foi a primeira vez que o presidente minimiza as mortes de crianças pela doença. Em janeiro, Bolsonaro disse que o número era “insignificante”.
Dados do Observatório de Saúde na Infância, Fiocruz, apontam que 1.439 crianças de até 5 anos morreram por Covid entre 2020 e 2021.
Da Redação O Poder, com informações O Antagonista
Foto: Acervo O Poder