novembro 17, 2024 12:38

Wilson Lima amplia liderança na disputa pelo governo do Amazonas

Pesquisa feita pelo Instituto Iveritas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-00629/2022, no último dia 17, mostra a disputa presidencial empatada tecnicamente no Estado, em votos válidos, com um ligeira liderança de Jair Bolsonaro (PL), com 50,45% e 49,55% para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já para o governo do Amazonas, o candidato à reeleição Wilson Lima (União Brasil), amplia sua liderança com 62,17% dos votos válidos, e Eduardo Braga aparece com 37,83%.

A pesquisa quantitativa consiste na realização de entrevistas pessoais e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante composto por eleitores de 16 anos ou mais, residentes na zona urbana de Manaus, e mais dez municípios do Amazonas: Autazes, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé.

Na produção da mostra representativa desse público-alvo para cada município, foi utilizado um desenho amostral por conglomerados que prevê dois estágios. No primeiro estágio, é realizado um sorteio probabilístico por meio do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT) aos pontos de fluxo a serem visitados pelos entrevistadores, sorteio que tem como base o total de eleitores acima de 16 anos residentes nos setores. Em seguida, são selecionadas as pessoas a serem entrevistadas utilizando-se cotas amostrais para as seguintes variáveis: sexo, idade, renda familiar e escolaridade.

O perfil da amostra, definido pelas cotas previstas, é o seguinte: Manaus, SEXO: Masculino (47%); Feminino (53%). Idade: 16-24 anos (16%); 25-34 anos (23,9%); 35-44 anos (23,9%); 45-59 anos (23,8%); 60 ou mais (12,4%). Renda familiar: Até 1 SM (38,9%); mais de um a dois salários mínimos (33,1%); mais de dois a cinco salários mínimos (19%); acima de 5 SM (9%). escolaridade: Até fundamental completo (24,1%); médio incompleto ou completo (53,5%); superior incompleto ou completo (22,4%). Fonte dos dados: TSE – 2022; IBGE-Censo 2010.

Está prevista eventual ponderação da amostra para correção das variáveis sexo, idade, renda familiar e escolaridade com base nos percentuais anteriormente  mencionados, caso ocorram diferenças entre os percentuais previstos na amostra e a coleta de dados realizada. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima prevista, baseada em uma Amostra Aleatória Simples (AAS), é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada por uma equipe de entrevistadores devidamente qualificada, com experiência e treinamento em pesquisa de opinião pública. Todo trabalho é feito em tablets ou outros dispositivos eletrônicos. Após a realização da coleta de dados, as entrevistas junto aos respondentes são checadas por meio de procedimentos de consistência.
Ao longo e após os trabalhos de campo, foi realizada uma fiscalização que consiste na checagem de uma amostra de 15% dos questionários aplicados para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

 

 

Da Redação O Poder

Imagens: Divulgação

Últimas Notícias

Lula garante início das obras na BR-319

Após uma reunião com os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM), o presidente Lula (PT) confirmou que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!