O agregador da agência de checagens do site Aos Fatos reúne pelo menos 6.498 declarações falsas ou distorcidas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao longo de seu mandato. O balanço é atualizado semanalmente com base em checagens realizadas pelas equipes de jornalistas da agência.
O site Aos Fatos segue, desde 2016, um código de conduta internacional proposto pela International Fact-Checking Network. Seu objetivo é certificar a audiência de que as atividades jornalísticas desenvolvidas são apartidárias e comprometidas com a transparência.
Durante o último debate presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro (PL), nessa sexta-feira, 28, na Rede Globo, o candidato petista afirmou que presidente mentiu 6.498 vezes.
Bolsonaro iniciou o debate acusando Lula de mentir em diversos momentos nos programas eleitorais na televisão. Em resposta, o candidato do PT relembrou o número de mentiras contadas pelo atual presidente e os direitos de respostas concedidos pelo TSE.
“Parece que o meu adversário está descompensado, porque ele é um samba de uma nota só. Eu estou dizendo que mentiroso é o presidente Bolsonaro que mentiu 6.498 vezes no seu mandato e só nos programas de televisão nós conseguimos 600 direitos de repostas das mentiras que ele conta”, respondeu o candidato petista.
Com informações do UOL e do Correio Braziliense
Foto: Reprodução