Roraima – A deputada federal por Roraima, Joenia Wapichana (Rede), aparece como um dos principais nomes para assumir o Ministério dos Povos Originários, que deve ser criado na gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante discurso após o resultado das urnas, o petista prometeu criar o Ministério para que “os indígenas nunca mais sejam destratados”.
Joenia foi a primeira deputada federal indígena eleita do País, com 8.491 votos, no pleito de 2018. No entanto, em 2022, ela recebeu 11.221 votos, mas não alcançou a vaga devido ao quociente eleitoral. Durante o atual mandato, teve como principal bandeira a luta pelos povos indígenas.
De acordo com informações apuradas pelo O Poder, nos bastidores, há uma movimentação para a escolha de quem vai assumir o Ministério dos Povos Originários, o que deve ocorrer por meio de uma indicação das lideranças indígenas.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da deputada para questiona se deve aceitar a indicação e aguarda um posicionamento.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação