Roraima – O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou nesta sexta-feira, 4, a realização do concurso público para Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) com 771 vagas para os cargos de professor pedagogo, professor de Educação Física e arte-educador. Este é o primeiro certame aberto na atual gestão do chefe do Executivo Municipal.
A maioria das vagas é destinada para professor pedagogo, total de 700. Já para arte educador são 56 vagas, e mais 15 para professor de Educação Física. Segundo o prefeito, a posse de novos professores representa uma estratégia para a implementação da Nova Política da Educação Especial no município, resultando na redução da carga horária dos cuidadores escolares.
“Com esse concurso, a gente vai poder atender uma demanda muito importante da Educação Especial. Nós vamos implantar definitivamente a função do Professor Mediador, que vai apoiar pedagogicamente as crianças com deficiência em sala de aula, o que vai permitir a redução da carga horária dos cuidadores para as 30 horas semanais”, disse Arthur.
Educação Especial
Atualmente, 1.553 alunos da educação especial são atendidos nas escolas da prefeitura. A rede municipal de Boa Vista oferece vagas para alunos com deficiência em todas as escolas e ainda garante a matrícula destes nas escolas mais próximas de suas casas, conforme a Lei Municipal nº 1.578, de 29 de julho de 2014.
Além disso, os estudantes com deficiência contam com Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço da educação especial onde são atendidas crianças no contraturno escolar nas salas de recursos multifuncionais. Esta medida integra a proposta pedagógica que envolve a participação da família, garantindo pleno acesso e participação dos alunos, conforme previsto na Lei 7.611/2011.
Da Redação
Foto: Divulgação