Nesta quinta-feira, 10, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita pela primeira vez o prédio onde será sediada a equipe de transição para o novo governo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A chegada do petista ao local está prevista para as 10h. A ideia é que Lula conheça a estrutura do gabinete de transição e faça despachos na estrutura do CCBB.
No CCBB, o presidente eleito também vai se reunir com parlamentares das bancadas aliadas para falar sobre a transição de governo. Além dos partidos da coligação (PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir), foram chamados integrantes do PSD e do MDB, que participam do conselho político da transição.
A senadora Simone Tebet (MDB) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram convidados. O senador Marcelo Castro (MBD-PI), relator-geral do Orçamento de 2023, também informou que participará da reunião.
A expectativa dos articuladores da transição é fechar e anunciar nesta quinta-feira todos os nomes convocados para atuar no processo de transição. Na quarta-feira, 9, em coletiva de imprensa, Lula anunciou que deve também se reunir nesta quinta com membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Equipe de saúde se reúne no CCBB
Às 14h, a coordenação de saúde da equipe de transição se reúne no CCBB. O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que vai participar da coordenação, informou que uma das principais preocupações na área da saúde é a vacinação.
O escolhido para coordenar a subequipe é o senador Humberto Costa (PT-CE), que anunciou a participação na equipe de transição no Twitter na quarta-feira (9).
Próximas atividades
Lula deve ir para São Paulo ainda nesta quinta-feira, 10, após a reunião no CCBB. O presidente eleito também informou que viaja na segunda-feira, 14, pela manhã, para o Egito, com o objetivo de participar da cúpula internacional do clima, a COP27. Lula deve ficar fora do Brasil até 19 de novembro, quando volta de visita à Portugal.
Com informações da CNN Brasil
Foto: Reprodução