Roraima – A Federação dos partidos PSOL e REDE enviou nesta semana uma carta ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com pedido para que a deputada federal Joenia Wapichana (Rede), primeira parlamentar indígena do Brasil, assuma o Ministério dos Povos Originários, que deve ser criado pelo chefe de Estado no ano que vem.
Além das duas siglas partidárias, a carta contém o apoio do Partido Verde (PV), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), além da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), Conselho Indígena de Roraima (CIR), Comissão Pastoral da Terra – Regional, e da Hutukara Associação Yanomami (HAY).
No documento enviado ao presidente eleito, é argumentado que Joenia, no exercício do mandato como deputada federal, sempre lutou pelos direitos dos povos indígenas e que ela tem todas as condições para continuar fazendo esse trabalho como responsável pelo Ministério dos Povos Originários.
“A atuação da deputada Joenia Wapichana no Congresso Nacional tem um perfil claro na defesa dos direitos coletivos dos povos indígenas, dos direitos dos trabalhadores, das minorias e, principalmente, no que se refere aos direitos sociais garantidos na Constituição Federal, tendo destaque nas pautas relacionadas à educação, saúde e meio ambiente”, cita trecho da carta.
O documento finaliza reforçando que as entidades indígenas de Roraima entraram em comum acordo para indicar Joenia Wapichana para assumir o ministério.
“Ela já mostrou que é capaz de seguir firme e acreditamos, com convicção, que ela representa as causas políticas, sociais e ambientais, à frente desse Ministério que será criado, no seu mandato”, conclui.
Da Redação
Foto: Divulgação