fevereiro 22, 2026 18:21

Lula diz que tem ‘80% do ministério na cabeça’, mas vai esperar diplomação

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta sexta-feira, 2, que só vai começar a anunciar ministros após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A diplomação está marcada para o próximo dia 12 de dezembro. A declaração foi feita no Gabinete de Transição do novo governo, em Brasília.

“Eu, no fundo, no fundo, já tenho 80% do ministério na cabeça”, disse o petista. “Mas não quero construir um ministério para mim, mas junto com as forças políticas que nos ajudaram a vencer a eleição”, completou ele, acrescentando que as conversas com partidos seguem até a semana que vem.

Lula ainda declarou que a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, não será ministra, pois seguirá comandando o partido. “Ela vai ter muito trabalho. Certamente, muito mais trabalho que qualquer ministro, porque não é fácil presidir um partido como o PT.”

PEC destravada 

Como noticiou o Metrópoles, Lindbergh Farias (PT), deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro, afirmou na quinta-feira, 1º, que a chegada de Lula a Brasília “mudou tudo”, por ter destravado as negociações da PEC no Senado, que será votada já próxima semana.

“A chegada de Lula mudou tudo, destravou a PEC. Encerramos a semana com a tranquilidade de que a PEC [da Transição] será votada na próxima semana”, declarou Lindbergh.

Lindbergh explicou que, na próxima semana, a irá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na manhã de terça, 6, e ao plenário da Casa de noite. Na quarta, o texto chega à Câmara dos Deputados.

 

 

Com informações do Metrópoles

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!