janeiro 20, 2025 04:23

Renato Freitas é especulado na Suframa

Membro da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) em 2019, Renato Freitas é pessoa de confiança de Coronel Menezes (PL) e pode assumir a titularidade da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Em diversas reuniões na autarquia, elevou a voz para agradecer Menezes e declarar que aquele gestor era um dos mais competentes que já passaram pela Suframa.

Por outro lado, Freitas não é bem-quisto pela comunidade empresarial em virtude de ter idealizado o Decreto nº 45.899/2022. O documento suspendeu o incentivo relativo ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aqueles produtos que o governo estadual arbitrou como sendo de “processo produtivo elementar”, sem ao menos disciplinar os critérios que configuram o que seria essa elementaridade do processo produtivo.

Essa regra retirava os benefícios fiscais de muitas empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, com incentivos do ICMS, que haviam investido altos valores em seus processos fabris, gerando insegurança jurídica. Os empresários procuram líderes políticos ligados a Lula (PT) para evitar o prejuízo.

No período em que esteve na Sedecti, Renato Freitas foi grande defensor da proibição de terceirização de etapas no processo fabril, o que inviabilizaria a manutenção de diversas plantas industriais que não alcançassem elevados níveis de verticalização de processo fabril.

 

 

Da Redação O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!