setembro 7, 2024 21:00

RR: Professores indígenas pedem saída do titular da Seed e ameaçam paralisação geral

Roraima – Insatisfeitos com a gestão de Raimundo Nonato Carneiro de Mesquita no comando da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr) pede a saída imediata do titular da pasta.

Mesquita está à frente da secretaria desde maio de 2022, quando foi nomeado pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), na vaga deixada por Leila Perussolo, cunhada do chefe do Executivo Estadual.

Desde que assumiu a pasta, o secretário não deu a devida atenção à educação indígena do estado, segundo informou a coordenadora da Opirr, Rosivânia Magalhães.

Em entrevista concedida ao O Poder na manhã desta quarta-feira, 14, a coordenadora pontuou alguns descasos por parte do secretário com a classe. “Falta de diálogo, fechamento das EJAs [Ensino de Jovens e Adultos], falta de transporte escolar e merenda de qualidade, dentre outros”, destacou.

Paralisação geral

Outra situação que causou insatisfação na classe foi a nomeação de uma professora para o Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) sem consulta ao conselho.

“Ao contrário dele e da Irisnaide que não vem de base, eu fui eleita em Assembleia Estadual pelos professores e lideranças. Caso ele não nos escute, estamos articulando uma possível paralisação maior que a de 2015”, informou Rosivânia, ao acrescentar que vai se reunir hoje com tuxauas para deliberarem sobre a greve.

Governo de Roraima

O Poder entrou em contato com a assessoria de impresa do governo sobre o caso e aguarda posicionamento.

 

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!