Roraima – Assim como fez na época de pré-campanha e campanha eleitoral, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), segue prometendo que vai melhorar a Educação e realizar o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), além de outros benefícios.
Os recursos oriundos do Fundeb são destinados para o financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, o que praticamente não foi feito pela atual gestão do Estado.
De acordo com uma professora da rede estadual, a previsão é de que o Governo pague o fundo ainda no mês de dezembro. Todavia, afirmou não ter esperanças que Denarium cumpra a palavra. “Ele só disse que vai pagar porque está sendo muito pressionado pela categoria”, afirmou.
Ao longo dos quase quatro anos de mandato, Denarium simplesmente abandonou a Educação Estadual, o que acarretou em uma série de problemas tanto para os estudantes, como para os servidores do setor.
Denarium, com o intuito de “fazer caixa”, deixou de investir milhões de reais que deveriam ser utilizados no financiamento da educação básica pública.
Uma das consequências ocasionada pela falta de gestão e investimentos do Governo de Roraima foi a depredação de escolas. Durante o mandato, o chefe do Executivo Estadual, além de fechar dezenas de unidades de ensino na capital e em municípios do interior, não reformou a maioria delas.
Por conta disso, servidores da Educação e estudantes são submetidos a um ambiente impróprio para o aprendizado, com salas de aula sem ventilação ou refrigeração, bebedouros quebrados e até merenda escolar sem qualidade, conforme denúncias.
Em meio ao caos instalado na Educação devido a falta de investimento por parte do Estado, agora, Denarium tenta se passar por bom gestor e reafirma que vai pagar o Fundeb e outros benefícios aos professores.
O Poder entrou em contato com o Governo de Roraima para questionar a data de quando o pagamento do Fundeb será feito, e aguarda resposta.
Da redação
Foto: Divulgação